HUT se torna referência de modelo de gestão pública no Norte-Nordeste

Por meio da melhoria contínua dos processos e de gestão, o Hospital de Urgência de Teresina, prof. Zenon Rocha (HUT), vem investindo em ferramentas organizacionais para se tornar um hospital de referência e modelo de gestão pública no norte-nordeste, reconhecido pela assistência humanizada, segura e de excelência em saúde.

A nova diretoria com apenas dois meses de trabalho reestruturou a engenharia tanto assistencial quanto operacional. “Após um diagnóstico dos macroprocessos junto às lideranças, elaboramos um plano de ação contemplando as áreas de administração; assistência e infraestrutura hospitalar e efetivamente começamos a atuar visando uma melhoria contínua”. Afirmou o novo diretor geral do HUT, Dr. Fábio Marcos de Sousa.

Mudanças nas escalas e rotinas, redimensionamento de equipes médicas e de enfermagem já refletem positivamente na qualidade da assistência ao paciente. Um dos problemas crônicos resolvido com o redimensionamento foi à superlotação na ortopedia. “Hoje estamos com taxa de ocupação média de 88% nesse setor, o que antes era 125%” avalia o diretor técnico da instituição, médico Hormone Rodrigues.

Assim como a reorganização no fluxo dos atendimentos, a implantação e reativação de núcleos e a elaboração de protocolos assistenciais, demonstram mais resolutividade e segurança nos casos que são atendidos pelo Hospital.

Dentre esses protocolos, foi criado um novo plano de alta hospitalar, através de visita multidisciplinar diária em postos de internação e a aplicação do sistema Kanban que resultaram em ganhos de produtividade, reduzindo o tempo de permanência de pacientes internados, favorecendo o giro dos leitos.

Para adequar melhor aos interesses da comunidade também foi criado o plantão presencial do serviço de Otorrinolaringologia. O serviço de urgência para ouvido, nariz e garganta 24h da forma presencial aumentou em 24% os atendimentos dessa especialidade, garante a nova diretoria.

“Com o objetivo de melhorar a segurança e a comunicação efetiva entre as áreas, diariamente usamos a ferramenta estratégica de segurança chamada Huddle, que visa identificar possíveis falhas operacionais de forma precoce, debatê-los com a equipe e investir em ações de melhoria, além da implementação de mapa cirúrgico eletrônico dando mais agilidade aos procedimentos realizados, reduzindo os atrasos cirúrgicos”, ressalta Romak Bezerra, diretor de enfermagem.

Mais uma aquisição importante, foi um painel eletrônico integrado ao sistema de dados do Hospital que possibilita a gestão ver em tempo real informações estratégicas como: as entradas, taxas de ocupação das clínicas médicas e cirurgias. “Isso oferece mais vantagens, favorecendo a monitoração dos setores e fazendo com que os recursos sejam otimizados” considera o diretor administrativo Fernando Correia.

Outra ação efetiva da nova gestão liderada por Fábio Marcos diz respeito à integração do HUT com demais instituições de saúde de Teresina. Em consonância com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), coloca a disposição da rede equipamentos doados por empresa responsável pelo Hospital de Campanha João Claudino, além de negociar leitos clínicos para cardiologia no hospital do Dirceu, a reativação de leitos cirúrgicos e a otimização do ambulatório para estomaterapias no hospital do bairro Promorar.

“Queremos que o HUT seja referência não só assistencial como também em gestão, estamos construindo um diálogo direto entre as lideranças, servidores, FMS e os usuários do hospital. Isso tem ampliado nossa visão e melhorado muito nossa performance nos resultados. Tudo isso faz parte de um modelo de trabalho de uma gestão mais participativa” finalizou o médico Fábio Marcos de Sousa.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é uma das maiores unidades públicas de saúde do Estado em atendimentos de urgência e emergência 24 horas, referência em média e alta complexidade em Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia.

Fonte: Ascom/HUT

relacionadas

talvez você goste