O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou, durante a semana do Natal, 729 atendimentos, sendo que 263 pacientes foram considerados casos graves representando 36% das entradas. Nesse período, a unidade de saúde realizou 143 procedimentos cirúrgicos, 52% dessas cirurgias foram urgências. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da quarta (22) até esse domingo (26).

Durante o feriado, as ocorrências envolvendo acidentes de trânsito com motocicletas foram destaque no pronto atendimento, com 17% dos casos. Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho no olho, dores abdominais e nos membros inferiores e agressões físicas com 41 de entradas no período. Os casos clínicos em destaque foram: mal súbito (143) e quedas (74).

Teresina lidera os atendimentos com 504 entradas, seguido por outras cidades do interior do Piauí e Maranhão com 225 usuários.

O diretor geral do HUT, médico Fábio Marcos, ressalta que o quadro de profissionais para atender as ocorrências durante o período da virada do ano, que inicia na quinta-feira (30), será reforçado nos serviços de urgência e emergência. A medida preventiva é necessária porque se espera um aumento no fluxo de pacientes durante o período. “Acidentes de trânsito e lesões causadas por arma de fogo e arma branca tendem a lidera os atendimentos”, diz o diretor.

Atualmente, o HUT conta com 375 leitos clínicos e intensivos, sendo a maior unidade pública de saúde no atendimento de alta e média complexidade da região entre rios.

Fonte: Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *