Cidades
Homem ateia fogo no próprio corpo para matar o coronavírus em União

Publicado
1 mês atrásem
Por
Redação
Um homem teve 30% do corpo queimado após atear fogo na própria cabeça noite de quarta-feira (10), em um bar no centro da cidade de União, no Norte do Piauí. Ele ateou fogo no próprio corpo, alegando que iria matar o coronavírus. As pessoas no local ajudaram a apagar as chamas.
De acordo com informações de testemunhas, o homem pediu álcool em gel e ateou fogo em sua própria cabeça.
“Ele disse que queria matar o coronavírus. Um homem que estava no local conseguiu apagar as chamas antes que se alastrasse pelo corpo”, contou um cliente do lugar.
O homem foi levado para o hospital de União onde, até o início da tarde desta quinta-feira,11, seguia internado com queimaduras em 30% do corpo.
Orlando Dias
Da Redação
Foto: Reprodução
Leia também
Covid-19: Sesapi registra 23 mortes em 24h; mais 23 óbitos em investigação são confirmados
CPI da Covid no Senado investigará União e repasses a estados e municípios
Novas cepas da Covid foram confirmadas em três pacientes residentes em Teresina
Boletim: Piauí atinge 36 mortes e 713 casos positivos de Covid-19 em 24h
Boletim da Sesapi confirma mais 31 mortes por Covid-19 em 24h
Piauí atinge 37 mortes; Em 24h, 17 municípios registraram óbitos
Cidades
Covid-19: Sesapi registra 23 mortes em 24h; mais 23 óbitos em investigação são confirmados

Publicado
1 hora atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
Foram registrados, no Piauí, 1.281 casos confirmados e 24 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Hoje, também foram confirmados mais 23 óbitos acumulados de períodos anteriores e que estavam em investigação, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta terça-feira (13).
Onze mulheres e treze homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Batalha (67 anos), Floriano (88 anos), Joca Marques (75 anos), Luís Correia (58 anos), Miguel Alves (60 anos), Parnaíba (54 anos), Pedro II (30 anos) e Teresina (53, 72, 78 e 105 anos). Já os homens eram de Altos (63 e 71 anos), Guadalupe (82 anos), Oeiras (62 anos), Parnaíba (dois de 76 anos), Pimenteiras (66 anos), Teresina (48, 50, 53, 71, 76 e 79 anos). Quatro vítimas não possuíam comorbidades.
Dos óbitos acumulados as mulheres eram naturais de Barras (91 anos), Batalha (57 anos), Demerval Lobão (70 anos ) e Teresina (58, 65 e 70, 75 e 76 anos). Os do sexo masculino eram das cidades de Alto Longá (60 anos), Água Branca (80 anos), Campo Maior (60 anos), Itaueira (82 anos), Piracuruca (39 anos) e Teresina (40, 53 ,60, 62, 67, 68, 74, 75, 85 e 86 anos).
Dos 1.281 casos confirmados da doença, 693 são mulheres e 588 são homens, com idades que variam de um a 99 anos.
Os casos confirmados no estado somam 221.617 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.633 e foram registrados em 219 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.360 ocupados, sendo 887 leitos clínicos, 433 UTIs e 40 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 13.140 até o dia 13 de abril de 2021.
A Sesapi estima que 215.624 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 335. 158 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 81.673 a segunda dose.
Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.
Da Redação
Cidades
Érico Luiz assume direção do Palácio da Música de Teresina

Publicado
3 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
Na manhã desta terça-feira (13/04), o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Scheyvan Lima, participou de uma solenidade para empossar o novo diretor do Palácio da Música de Teresina, que agora passa a ser dirigido pelo compositor Érico Luiz. Além da paixão pela música, o novo diretor é formado em letras português e é bacharel em direito.
Tendo algumas de suas canções gravadas por músicos locais, Érico Luiz afirma que o Palácio da Música é um símbolo de esperança para muitos que sonham em entrar no ramo da música. “Aqui já temos muitos projetos importantes, projetos estes que já facilitaram o acesso de muita gente no mercado musical profissional. Agora vamos trabalhar para descentralizar as ações, para que o local possa se adaptar às recomendações do prefeito Doutor Pessoa de levar oportunidades de cursos para comunidades periféricas, onde estão as pessoas que não contam com recursos para sequer pagar uma passagem de ônibus”, disse o novo diretor.
O presidente da FMC, Scheyvan Lima, afirma que o Palácio da Música é uma das casas de cultura mais importantes do Nordeste brasileilo e que por isso foi escolhido um profissional da área. “Essa é uma pasta muito importante para a cultura, por isso tivemos o cuidado de escolher um nome que tivesse paixão pela música. Tenho certeza que unido a equipe, Érico Luiz fará uma gestão onde, principalmente a comunidade carente da cidade, tenha oportunidade de aprender a tocar um instrumento ou cantar”, diz Scheyvan Lima, que na oportunidade também parabenizou a jovem Adnayane Marins por ter contribuído de forma positiva com o espaço durante o período em que ela esteve na direção.
O Palácio da Música de Teresina fica localizado na Rua Santa Luzia, nº 1241, Centro/Sul, e é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves. Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas no local, basta acessar o site fcmc.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais da Fundação Monsenhor Chaves e do Palácio da Música.
Fonte: Ascom/FMC
Cidades
Prefeitura de Teresina emite decreto e autoriza o funcionamento do comércio na sexta-feira

Publicado
4 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, emitiu decreto nesta terça-feira (13) que dispõe sobre a adoção de medidas sanitárias para enfrentamento do novo coronavírus na capital piauiense no período de 13 a dia 18 de abril de 2021.
De acordo com o decreto, fica autorizado, no período do dia 13 ao dia 16 de abril de 2021, o funcionamento do comércio, em geral, por até 9 (nove) horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas -SAADs de sua região o seu horário de funcionamento, bem como afixar e divulgar em local visível e acessível, podendo inclusive utilizar as ferramentas de redes sociais para tanto, esse horário, e desde que não ultrapasse às 19h.
Conforme o decreto, nos dias 17 e 18 de abril, o funcionamento do comércio será por exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru.
Fiscalização
O decreto será fiscalizado pela Vigilância Sanitária municipal, serviços de vigilância federal e estadual, pelas equipes de fiscais das Superintendências Ações Descentralizadas -SAADs, Guarda Civil Municipal, PROCON Municipal, Polícia Militar e Civil.
Decreto emitido pela Prefeitura de Teresina
Orlando Dias
Da Redação

Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios

Ferroviária bate o Corinthians em Araraquara

Jornais europeus se rendem a atuação de Neymar

Covid-19: Sesapi registra 23 mortes em 24h; mais 23 óbitos em investigação são confirmados

Vasco anuncia contratação do volante piauiense Rômulo

Érico Luiz assume direção do Palácio da Música de Teresina

CPI da Covid no Senado investigará União e repasses a estados e municípios

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política1 semana atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política1 semana atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos