O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta 6ª feira (30.dez.2022) duas mulheres para a presidência dos bancos estatais. O comando da Caixa Econômica Federal ficará com Rita Serrano e o do Banco do Brasil com Tarciana Medeiros.

Haddad elogiou as indicadas e disse que o Ministério da Fazenda trabalha em conjunto com os 2 bancos para “colocar à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo, o que diz respeito ao crédito“.

“Elas estão absolutamente alinhadas ao plano do governo do presidente Lula. Sabem dos desafios que foram colocados em relação ao sistema de crédito do Brasil. É uma agenda muito desafiadora e estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República“, afirmou em entrevista à jornalistas.

Rita Serrano, de 53 anos, nascida em Santo André (SP), integra o Conselho de Administração da Caixa desde 2014. Funcionária do banco desde 1989, a conselheira é graduada em estudos sociais e História, com mestrado em administração pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul). Com especialização em governança corporativa para conselheiros pelo IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa), Serrano tem trajetória no movimento sindical, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012.

No BB desde 2000, a administradora Tarciana Medeiros, de 44 anos, nascida em Campina Grande (PB), já passou por diversos cargos. Atualmente, ela é gerente executiva do banco, função em que é responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos preditivos de análise de comportamento de clientes. Pós-graduada em administração e negócios pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), é a 1ª mulher a assumir a presidência do banco.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia adiantado na 5ª feira (29.dez.2022) que iria escolher mulheres para comandar os bancos estatais. “Nós vamos ter uma mulher presidente da Caixa e outra presidente do Banco do Brasil. O Banco do Brasil tem 200 anos, nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser melhor que muitos homens que dirigiram aquele Banco do Brasil”, afirmou.

Linha de crédito para baixa renda
Sobre o Ministério da Fazenda, Haddad disse que a prioridade será desenvolver ao longo das próximas semanas o projeto “Desenrola”, que propõe ofertar crédito para as famílias de baixa renda.

“O projeto de imediato que nós teremos que desenvolver nas próximas semanas é o ‘Desenrola’, que é a questão das famílias que estão endividadas, sobretudo as de baixa renda, para quais nós vamos oferecer uma linha especial de crédito a partir do ano que vem”, disse.

Fonte: Poder360
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *