A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a utilização de drones durante o Corso, que será realizado neste sábado (11). André Viana, comandante da corporação, diz que o equipamento é mais um reforço na segurança do evento, que terá também mais de 100 guardas municipais no corredor da folia, a Avenida Raul Lopes,  bem como nas imediações da via.

“Tivemos a reunião final com a participação de todos os órgãos envolvidos nos últimos ajustes para que o evento seja da melhor qualidade. Por determinação do prefeito Doutor Pessoa o Corso deve ser a festa mais popular de todo o ano em Teresina, e para garantir a segurança, vamos reforçar o efetivo com mais de 100 guardas municipais”, destaca o comandante da GCM de Teresina.

Sobre o drone, André Viana disse que o equipamento tecnológico será utilizado para sobrevoar áreas de difícil acesso. A Avenida Raul Lopes, corredor da folia, fica situada às margens do Rio Poti.

“A Guarda Municipal vai usar drones para sobrevoar as áreas de difícil acesso ou mais extremas, como no rio que passa ao lado da via e, assim, evitar ou agir com celeridade diante de qualquer sinistro”, pontua o comandante.

Os guardas municipais iniciam a operação de segurança no Corso às 14h e ficam até a dispersão do público e trabalhadores do evento. Além de rondas a pé e em viaturas, a GCM vai estar também em elevados montados no corredor da folia. O esquema geral de segurança conta ainda com o monitoramento de tornozelados e um atendimento específico para atender mulheres que se sintam importunadas.

“O corredor terá 12 elevados montados para a GCM e PM, que são estruturas altas que facilitam a visualização de toda a avenida e das possíveis ações delituosas. A segurança no Corso será um trabalho integrado. A convite da gestão do prefeito Doutor Pessoa, vários órgãos do estado vão se fazer presentes, como o Corpo de Bombeiros, bombeiros civis, polícias Civil e Militar, todos para, juntamente com a Guarda Municipal, garantir a segurança dos foliões que vão curtir o evento”, enfatiza André Viana.

O comandante frisa que a Guarda Civil Municipal de Teresina estará a postos para garantir a tranquilidade dos brincantes. Parte do efetivo da corporação também estará posicionada no Centro Integrado de Segurança, que também concentrará forças de segurança e onde será possível registrar, inclusive, boletins de ocorrência.

“A população pode ir tranquila para o evento. É um evento com mais de mil agentes da segurança, entre município e estado, além de segurança privada. Será um evento tranquilo, ordeiro. A Prefeitura de Teresina preparou o que há de melhor para a população teresinense e a Guarda Municipal, como sempre, cumprirá seu papel, se colocando à disposição da população e sendo uma instituição determinante para a tranquilidade do evento”, finaliza o comandante André Viana.

Fonte: Semcom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *