Guarda Municipal amplia postos fixos em mais zonas de Teresina

A criação da pasta da Segurança Pública Municipal, na gestão do prefeito Dr. Pessoa, conquistou vários avanços durante o primeiro ano de gestão. Além de mudanças internas, que refletiram em melhorias para a corporação, propostas implementadas em 2021 tiveram impacto direto no dia a dia dos teresinenses. Uma delas foi a implantação de quatro postos fixos da Guarda Civil Municipal (GCM) em pontos estratégicos e que serão ampliados para mais zonas da cidade.

Atualmente existem bases da GCM nas avenidas Raul Lopes (zona Leste), Marechal Castelo Branco e Parque da Cidade (ambos na zona Norte) e no Complexo Esportivo Parentão (zona Sul).

Nixon Frota, coordenador municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, explica que a instalação dos postos fixos atendeu a uma demanda da população que reclamava dos frequentes assaltos durante a prática de atividades físicas.

“Essas duas avenidas de Teresina são bem conhecidas também por atrair muitos praticantes de atividades físicas. Nelas eram comuns assaltos, além de furtos de cabos de fios na Ponte Estaiada, um dos nossos cartões-postais em Teresina. Na Avenida Raul Lopes, onde foi instalado nosso primeiro posto, conseguimos dar sensação de segurança a população e melhorar nesses dois aspectos: os assaltos e o furto de fios que gera prejuízo para a gestão pública”, explica Nixon Frota.

O coordenador de Segurança ressalta que tem buscado viabilizar parcerias para a instalação de um posto fixo da GCM na região do Grande Dirceu. Um dos locais que atende a demanda da população é na Avenida Noé Mendes, conhecida como Avenida das Hortas.

“Temos percorrido alguns bairros e ouvido a população. Lá na região do Dirceu essa demanda é muito recorrente. Uma das nossas metas para 2022 será viabilizar a implantação de mais esse ponto fixo”, reitera Frota.

Internamente, um das das grandes conquistas a serem destacadas foi a posse de André Viana como comandante, o primeiro guarda municipal de Teresina a assumir o comando.

Mais avanços na segurança
Durante o primeiro ano de gestão de Dr. Pessoa, a Coordenadoria de Segurança Pública Social e Patrimonial atuou também para a retomada do motopatrulhamento no Centro de Teresina. Nixon Frota relembra que todas as motos estavam paradas por falta de manutenção.
O canal de diálogo com a população também avançou. Anteriormente, o número 153 funcionava em horário determinado. Agora, o contato é operado por um guarda municipal 24 horas que ouve as demandas e, mais rapidamente, faz os encaminhamentos necessários.

Novas metas
O coordenador de Segurança disse ainda que tem estreitado o diálogo com o prefeito Dr. Pessoa para a implantação de videomonitoramento pela cidade, bem como a realização de concurso público para aumentar o efetivo de aproximadamente 380 homens e mulheres.
Nixon Frota pontua, que para 2022, há a expectativa também para a aprovação do Estatuto da Guarda pela Câmara Municipal de Teresina, o que vai possibilitar a legalização junto ao Ministério da Justiça, bem como a viabilização de projetos e a vinda de recursos federais.

Fonte: Semcom

relacionadas

talvez você goste