GP Teresina de Ciclismo encerra com a participação de atletas de seis estados

A 2ª edição do GP Teresina de Ciclismo foi encerrada neste domingo (22) com muito sucesso e muito maior que a edição de estreia, no ano passado, tendo sempre como objetivo principal homenagear Teresina e mostrar para os atletas do Piauí e de outros estados que a capital tem potencial e estrutura para grandes competições e que não deixa a desejar, pois a estrutura e a organização são dignas de campeonatos regionais e nacionais, como os realizados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A prova disso é que o GP teve a participação de equipes de seis estados: Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Bahia e do Pará. O evento fez a estreia de Contra Relógio Individual (CRI) em campeonatos estaduais de ciclismo, tendo ainda o Circuito e a prova de Resistência, abrindo o calendário piauiense de ciclismo de estrada 2022.

O evento começou na sexta-feira (19), com a entrega de kits e briefing técnico, no Centro de Convenções de Teresina, inserido na vasta programação do Seminário Entre Rios, evento que teve palestras, corrida a pé e patins speed, com organização do IGDS, da Prefeitura Muncipal de Teresina e do Governo do Estado do Piauí. Quanto à estrutura do GP Teresina de Ciclismo, o evento contou com cerca de 50 pessoas trabalhando, além de todo o apoio da Strans e da Polícia Militar do Piauí, que fizeram a segurança do percurso de 3,4 km, passando pela Av. Raul Lopes e ponte estaiada, além da segurança do Complexo Turístico Mirante da Ponte Estaiada.

O evento teve também ambulância cedida pela Unimed Teresina, quatro carros e três motos, além de água e frutas servidas à vontade pelos parceiros do evento. O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, Fernando Correia Lina, disse que disse que foi uma competição que pode ter a presença de atletas de todo o país, pelo nível técnico de excelência.

“Foi uma decisão acertada abrir o campeonato estadual com um evento aberto e com as três disciplinas oficiais do ciclismo de estrada, pois elevou a participação e o nível técnico”.

O presidente do Colégio de Comissários do evento, cearense Eduardo Lopes, ressaltou que a parte técnica, que faz cumprir o regulamento, contou com seis comissários de prova, todos oficiais com cursos de comissariado de provas.

“O evento teve uma estrutura muito boa de percurso e segurança para os atletas, de comunicação e cronometragem. A comunicação e divulgação é excelente, com transmissão ao vivo, banheiros químicos suficientes, socorro médico, quantidade de barras de proteção da pista na área de largada e chegada acima do que é exigido pela UCI (União do Ciclismo Internacional). Além disso, esse novo formato de prova, com as três disciplinas acontecendo em um único final de semana atrai atletas de ponta que correm em provas oficiais da CBC e isso eleva a qualidade técnica. O evento está de parabéns”, destacou Lopes.

Com apuração eletrônica da Tempus Cronometragem Esportiva, os resultados foram bons para o Piauí, apesar de outros estados conquistarem troféus. Na disciplina Resistência, que aconteceu neste domingo, com as largadas acontecendo por categoria, na elite feminino só deu Piauí do 1º ao 4º lugares, com a teresinense Karine de Macedo Frota no lugar mais alto do pódio; o 5º lugar ficou com a maranhense de São Luís, Mayara Bastazini. No sábado, Karine também foi campeã no CRI. Já no Circuito, a campeã foi também de Teresina, Maria do Socorro Vasconcelos, com Karine em 2º.

Na categoria elite masculino, neste domingo o campeão foi o ciclista de Ananindeua, Pará, Samuel Nunes. O 2º colocado foi Leandro Rabelo, de Fortaleza, no Ceará, da equipe João Ciclo Cannondale Team, equipe que veio com dez atletas masculinos e abocanhou troféus em outras categorias; Leandro também foi o campeão no CRI. O piauiense de Teresina Matheus Ferreira Sousa ficou em 4º e por isso já começa na liderança do Estadual na Resistência. Na prova de Circuito, Matheus ficou em 3º lugar, ficando o título de campeão com o baiano de Salvador, Patricson Braz.
Na categoria Júnior masculino, o Piauí mandou bem na Resistência. Matheus Rodrigues, da equipe Pedal Bikers Clube, foi o campeão. O 3º colocado foi de Parnaíba, Gabriel Lima; o 4º também é piauiense: Guilherme Silva, também da equipe Pedal.

Na categoria Juvenil masculino, o Piauí foi bem, com o 1º lugar para Miguel Rodrigues (Equipe Pedal Bikers Clube) e em 3º Emanuel Isaac Costa, do município de Miguel Alves (Equipe Sprint Bike). No sábado, Miguel Rodrigues também foi campeão tanto no CRI, como no Circuito.

Na categoria Master B feminino, a campeã de Resistência foi piauiense: Cláudia Gomes (The Brothers Team) seguida por outra piauiense de Teresina, Cristiany Dantas (Azias Bikers de Ciclismo); no Circuito, Cláudia ficou em 2º lugar, com Rosiane de Oliveira (Catraca Forte) em 1º.

Na categoria Master B-2, o piauiense Lindomar Ferreira (Azias Bikers de Ciclismo) foi o campeão na Resistência. Na mesma disciplina, o Piauí deixou os adversários para trás; Reinaldo Soares de Oliveira, o Trem Bala, foi o campeão na categoria Master C-1, para atletas de 50 a 54 anos. No sábado, ele ficou em 2º no CRI e campeão no Circuito.

“A prova de Resistência foi muito dura, com o atleta do Maranhão abrindo fuga no meio do tempo de prova, mas dei o gás e fomos juntos para o sprint final e tive a felicidade de vencer. O GP está com um nível alto e todos que fizeram o evento estão de parabéns”, disse o campeão que, além do troféu, ainda ganhou prêmio em dinheiro.

GP Teresina de Ciclismo encerra com a participação de atletas de seis estados
GP Teresina de Ciclismo

Os resultados completos estão disponíveis no site www.polesportivo.com.br. O GP Teresina de Ciclismo tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí – Fundespi e Prefeitura Municipal de Teresina – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Semel. Co-patrocínio: The Auge Bike Shop, Unimed Teresina e Lagom Veículos. Apoio: Vereador Venâncio Cardoso; Quitanda Freitas, MR Peças, Cervejaria 2 Rios, Evo Bikes, Renata Said Ateliê e IPS. Realização: FCP e supervisão: Confederação Brasileira de Ciclismo. Co-Produção: X Brasil. Promoção: IGDS e Seminário Entre Rios.

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste