Governo quer ampliar para 80% a cobertura de água e saneamento no Piauí

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Planejamento Washington Bonfim realizaram, nesta terça- feira (28), no Palácio de Karna, reunião de monitoramento do Plano de Governo, com a presença do diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI), Magno Pires. De acordo com o chefe do executivo piauiense, a principal meta é que o Piauí chegue, até o final do seu mandato, com mais de 80% de cobertura de água, saneamento e resíduos sólidos.

“Vamos ampliar significativamente os percentuais de cobertura de água, saneamento e resíduos sólidos. Isso será feito em parceria com os municípios, de forma consorciada e transparente, deixando as questões políticas de lado para que toda a população piauiense possa viver com dignidade”, afirmou Rafael Fonteles.

Para o governador, esse monitoramento de metas é essencial para os bons resultados. Ele destacou que a execução das etapas irá garantir um salto de qualidade de vida da população, em especial no acesso a água, no marco do saneamento, e dos resíduos sólidos, de acordo com a Legislação Federal. “Essa é uma matéria que envolve estados e municípios, e tem que haver cooperação. É isso que vamos buscar junto à APPM (Associação Piauiense de Municípios)”, comentou Fonteles.

Na oportunidade, o governador ressaltou que Magno Pires é um gestor experiente, e que, junto a outras secretarias e à Agespisa, cumprem a missão de garantir o acesso a água e saneamento. “Não tenho dúvidas de que ele será extremamente competente na execução dessas metas”, disse o chefe do Executivo.

Magno Pires ressaltou que está ciente da missão e que, ao final dos quatro anos de governo, o Piauí estará com mais de 80% do sistema de água, esgoto e resíduos sólidos concluídos.

O secretário de planejamento, Washington Bonfim, enfatizou que esta é uma área que precisa de muita atenção, pois garante a sustentabilidade e a qualidade de vida da população. “ Nossa população merece o acesso à água potável e ao saneamento básico. É um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade” disse.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste