Governo lança edital do Sisu 2022 da Uespi com 1.965 vagas

A governadora Regina Sousa visitou, nesta terça-feira (21), o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (Nufperpi) e lançou o edital do Sisu 2022. O núcleo fica no Centro de Formação Antonino Freire. Também participaram da visita o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Evandro Alberto, e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera. O Sisu irá ofertar 1.965 vagas para os cursos presenciais, distribuídas em 56 cursos dos 12 campi da Uespi.

Foram instalados no Instituto Antonino Freire dois laboratórios. Um que simulam toda a tecnologia utilizada pelo Piauí Conectado e outro para o curso de Engenharia Elétrica, que permite que os estudantes possam fazer estudos e aplicar ciência sobre a captação de energia limpa.

“O nosso núcleo foi criado para atender uma demanda do mercado piauiense com a formação especializada de mão-de-obra. Temos grandes empreendimentos tanto na área de energia renovável, como na área de telecomunicação. O estado do Piauí, por exemplo, é o mais fibrado do país. Então precisamos formar mão-de-obra antes da tecnologia chegar para ser usada quando necessário. A outra questão diz respeito às energias renováveis, temos hoje grandes empreendimentos nessa área e também precisamos ter bons profissionais para atender essa demanda”, explicou Ruan de Aguiar, coordenador do Nufperpi.

Regina Sousa parabenizou a iniciativa donúcleo em oferecer aos docentes novos saberes nas áreas de tecnologia, energia eólica e solar.

“Fiquei encantada em ver como a Uespi está criando instrumentos para envolver seus alunos e a comunidade. Temos aqui um mundo de possibilidades desenvolvido nessas salas silenciosamente e que todos precisam saber, precisa ser divulgado. Feliz também em lançar o Sisu, é sempre bom saber que estamos dando oportunidade para as pessoas melhorarem seus conhecimentos por meio do ensino superior. Dificuldades sempre teremos, mas estamos resolvendo sempre dentro das nossas possibilidades”, disse a governadora.

De acordo com o secretário da Educação, Ellen Gera, a Seduc vai fazer toda a mobilização dos estudantes que estão no perfil do edital para que seja ampliada a inclusão universitária no Piauí.

“Nós já somos destaque nessa inclusão e já temos a presença do ensino superior em todos os municípios e a cada medição que nós fazemos o Piauí tem sempre se destacado na taxa liquida de inclusão universitária”, disse o gestor.

Segundo o reitor da Uespi, os alunos precisam ficar atentos para não perderem seus prazos de inscrição e fazer suas opções.

“É esse apelo que fazemos aos nossos estudantes, para não perder o momento de fazer a opção e colocar a Uespi como sua escolha”, lembrou Evandro Alberto. O professor informou ainda que 50% das vagas estão direcionadas para ações afirmativas.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste