Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (3), a vice-governadora Regina Sousa entregou, em solenidade no Palácio de Karnak, equipamentos eletrônicos para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e para Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes).

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), entregou onze kits com cinco itens para cada conselho, contendo uma impressora multifuncional, um notebook, um projetor multimídia, uma tela de projeção e uma máquina fotográfica semiprofissional.

“As políticas públicas precisam ser aplicadas a todas as pessoas, porque sabem que há as pessoas que ficam excluídas, como as pessoas em situação de rua e as pessoas com deficiências, essas já tiveram um avanço muito importante, que é a Lei Brasileira de Inclusão, uma das melhores leis que este país possui. Portanto, eles reivindicam muito o que eles precisam. Esses equipamentos vão trazer condições para que façam um trabalho eficiente, vão estar conectados, então todo benefício que chega é importante para essas políticas sociais”, ressaltou a vice-governadora Regina Sousa.

O investimento total é de R$ 220 mil, provenientes de convênio federal firmado com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, oriundo de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, além da contrapartida do Governo do Estado.

“Essa é uma causa que eu levo comigo na condução do meu mandado, no qual temos priorizado as políticas públicas voltadas para esses seguimentos mais vulneráveis da nossa sociedade. Acredito que equipar os conselhos vai dar as condições para que possam fazer seu trabalho e a ideia é equipar todos os conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, afirmou a deputada federal Rejane Dias.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, os equipamentos vão auxiliar os conselhos na função de acompanhamento, monitoramento e fiscalização da Política de Inclusão da Pessoa com Deficiência nos municípios.

“Primeiro parabenizo a todas as pessoas com deficiência do nosso estado pelo nosso dia, que é comemorado mundialmente e todos os anos o Piauí faz essa comemoração com alguma ação que possa melhorar a vida das pessoas com deficiência. Hoje, por meio de uma emenda parlamentar da deputada Rejane Dias, entregamos esses equipamentos para os conselhos de Defesa das Pessoas com Deficiência, que são órgãos deliberativos, paritários, que fiscalizam e monitoram toda a Política de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Piauí. Então, acredito que, com esses equipamentos, vamos dar mais estrutura para que eles conselhos possam desempenhar suas ações, que muitas vezes não tinham como trabalhar, como encaminhar um documento por falta de um notebook, uma impressora e agora eles vão poder ter as suas condições de funcionamento”, disse o gestor.

Os conselhos são formados por 50% de representantes da sociedade civil e 50% do poder público. Os Comudes beneficiados serão os dos municípios de Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Para Amparo Sousa, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), esse é um grande passo na política para a pessoa com deficiência. “A sociedade tem uma dívida muito grande conosco, pessoas com deficiência e sempre falo que existe um divisor de águas na vida da pessoa com deficiência com o governo Wellington Dias no estado do Piauí, pois nossa política avançou muito. Antigamente nem existia conselho, mas ainda há o que ser feito para continuarmos avançando e assim ter uma sociedade mais inclusiva e é isso que almejamos, compromisso com a causa da pessoa com deficiência”, enfatizou a vice-presidente.

De acordo com Lindalva Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parnaíba e da Associação dos Surdos de Parnaíba, a cidade possui mais de 40 mil pessoas com deficiência e o recebimento dos equipamentos para o conselho irá permitir trabalhar por essas pessoas. “Toda benesse que vier para as pessoas com deficiência, para beneficiar, dar autoestima, estimular essas pessoas, é muito bem-vindo, por isso agradeço muito a emenda da deputada Rejane e ao governador. Então, fico muito grata de estar como presidente e poder receber o kit para que possamos trabalhar em melhores condições por essas pessoas”, afirmou Lindalva.

Mauro Eduardo destacou ainda que a entrega é a primeira etapa de um projeto que pretende chegar a todos os conselhos do Piauí. “Essa é a primeira etapa, no próximo ano vamos chegar a todos os conselhos do estado do Piauí com estrutura para seu funcionamento”, frisou o secretário da Seid.

Fonte CCOM