Governo do Piauí recebe mais 20 respiradores apreendidos pelo Ministério da Saúde

O Piauí recebeu nesta quinta-feira (18) mais 20 respiradores comprados no início do ano pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) quando o Estado deu início à estratégia de reforço da capacidade de terapia intensiva. Os equipamentos fazem parte de um total de 80 respiradores apreendidos pelo Ministério da Saúde, mas que por decisão da Justiça Federal, em favor do Governo do Estado, foram encaminhados para o Piauí que inicialmente havia feito a compra.

Todos os respiradores serão utilizados para ampliar a capacidade de atendimento dos hospitais estaduais e de referência no tratamento de pacientes graves com a Covid-19.

Ao todo são 20 respiradores da empresa Intermed comprados pelo Governo do Piauí, mas que haviam sido requisitados pelo Ministério da Saúde. Os primeiros 20 respiradores foram entregues no dia 27 de maio após uma decisão da Justiça, que determinou a busca e apreensão na empresa, localizada no estado de São Paulo, que não entregou os equipamentos na data correta.

O Piauí adquiriu os 80 respiradores por meio de duas empresas. “Com esses equipamentos, estamos fortalecendo as unidades de saúde da capital e interior do estado, cumprindo o nosso objetivo de salvar vidas. Nós sabemos que esses são equipamentos essenciais para ampliar nossa capacidade de terapia intensiva e com a chegada desses novos respiradores, teremos mais possibilidades de atender nossa população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste