Governo do Piauí decreta estado de emergência por conta da Covid-19

O governador Wellington Dias (PT) decretou nesta quinta-feira (12) estado de emergência no Piauí por conta do aumento dos casos de covid-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O Piauí vem registrando alta no número de casos e internações, principalmente na região de São Raimundo Nonato, onde novos leitos de UTIs precisaram ser instalados para atender a demanda.

“Fica declarada a existência de circunstância anormal, caracterizada como situação de emergência provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como doenças infecciosas virais (COBRADE 1.5.1.1.0), em toda a extensão territorial do Estado do Piauí. Ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade”, diz o decreto.

O governo levou em consideração o boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) do dia 10 de novembro, onde foram registrados 118.349 casos confirmados da covid-19 e 2.486 óbitos.

“Indicando que o ciclo evolutivo do desastre natural faz necessário o estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência pelo Chefe do Poder Executivo estadual”, informa o decreto.

Boletim da Sesapi
Boletim emitido nesta quarta-feira (11) indica que os casos confirmados no estado somam 118.939 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.499 e foram registrados em 192 municípios. Até agora, morreram 1.449 homens e 1.050 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 447 ocupados, sendo 273 leitos clínicos, 167 UTIs e sete leitos de estabilização. As alta
s acumuladas somam 6.034 até o dia 11 de novembro.

A Sesapi estima que 115.993 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Governo do Piauí decreta estado de emergência por conta da Covid-19
Decreto emitido pela Sesapi

Da Redação

relacionadas

talvez você goste