Governo amplia em 100% leitos de UTI no HGV durante pandemia

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) abre mais 10 leitos de UTIs, reforçando a capacidade para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Antes da pandemia do coronavírus, o HGV contava com 20 leitos de UTIs. Com aquisição de novos equipamentos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), o hospital ampliou para 40 o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

A perspectiva da direção do hospital é de que, até o fim do mês, mais 10 leitos equipados com respiradores sejam preparados para atuar no atendimento dos casos mais graves da Covid-19 . Um andar inteiro do HGV foi isolado para as pessoas internadas.

“Estamos com áreas isoladas e aptas para o recebimento de casos suspeitos da Covid-19 e estruturas exclusivas para outras especialidades. Também temos capacidade modular para abrir novas unidades de suporte aos pacientes com a doença, o que será avaliado de acordo com a evolução do número de casos em nossa região, podemos chegar a 50 leitos de UTIs”, destaca o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

Os primeiros dias de junho, mesmo com a ampliação dos leitos de UTIs para a Covid-19, a ocupação chegou a 87,5% nesta segunda-feira (15).

Para o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, é preciso reforçar a estruturação do hospital neste período que culmina com o pico da pandemia.

“Estamos ampliando os leitos de UTI desde o início da pandemia, que devem chegar a 50 até o mês de julho, assim como, reforçando as medidas de proteção e segurança, assegurando um atendimento de qualidade à população que venha a ser acolhida no HGV. Vale ressaltar que o isolamento continua e deve ser obedecido para evitarmos um colapso”, destaca o gestor.

Da Redação
Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste