Governador Wellington Dias destaca os avanços de 2019

O governador Wellington Dias afirmou nesta segunda-feira (3) na abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí que o Piauí cresceu nos últimos anos e, principalmente, em 2019, em todos os aspectos. Wellington Dias citou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o crescimento de 7,7% em seu Produto Interno Bruto do Piauí.

“Caso realizássemos um exercício didático de comparação, somente os países que mais crescem no mundo chegam à casa dos 6% ou 7%”, destacou o governador. O Piauí saiu da lista dos estados mais pobres da federação e é o estado com mais capacidade de investimentos, ficando atrás apenas do estado do Ceará; que tem mais de 215 mil empresas em funcionamento.

Wellington Dias ressaltou os esforços do Legislativo na aprovação da Lei de Terras, que garantiu segurança jurídica e o fomento à produção de pequenos e grandes produtores rurais.

Wellington Dias citou também o avanço nas parcerias público privada (PPP) e sua contribuição para o desenvolvimento do setor produtivo; das energias renováveis, que segundo ele, tiveram grande avanço para o setor econômico e que mudou a realidade do Piauí.

“Hoje o Piauí possui uma das mais modernas gestões de planejamento e orçamento, além de uma gestão fiscal voltada para o equilíbrio das contas públicas”, disse. Wellington Dias disse ainda que em 2019, o Consórcio Nordeste contribuiu para fortalecer as PPPs.

O governador falou sobre a saúde, segurança e educação. De acordo com ele, o Piauí conseguiu resultados positivos em 2019, com cobertura de 99,8% na área da saúde, obtendo o primeiro lugar em termos de atenção básica e ainda um dos mais baixos registros de violência do País.

Dias lembrou o pré-Enem da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde os estudantes, de modo geral, alcançaram grande índice de aprovação. Destacou ainda os investimentos na Cultura e das obras realizadas nos diversos municípios do estado, como a construção de estradas. No final da sua fala, o governador disse que vai continuar comprometido com o desenvolvimento do estado.

Com informações da Alepi

relacionadas

talvez você goste