Governador visita ministérios em Brasília e debate temas de interesse do Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve, nessa quarta-feira (8), em Brasília, participando de diversas reuniões para a apresentação de projetos e discussões de temas de interesse do Piauí e do Brasil. O chefe do executivo estadual participou, no fim da tarde e noite, de audiências com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, com o interventor federal da Segurança do Distrito Federal, Ricardo Capelli; com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e também com o diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana. “Vem muita coisa boa por aí”, afirmou Rafael Fontes, após o dia produtivo.

Sobre a audiência com a presidente do FNDE e ex-secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, o governador piauiense destacou diversas demandas do Piauí nas áreas de educação e infraestrutura.

“Tratamos sobre a expansão da educação em tempo integral, conectividade das escolas e mais agilidade às obras em andamento. O apoio do FNDE é fundamental para que possamos alcançar os objetivos e as metas previstas para a educação pública estadual”, disse Rafael Fonteles.

Já sobre o encontro com o interventor federal, Ricardo Capelli, Rafael tratou sobre as políticas de segurança pública e o fortalecimento das instituições e da democracia brasileira.

“Reforcei o compromisso do Governo do Piauí com o combate a grupos antidemocráticos e a garantia da ordem e da paz social”, revelou Fonteles.

Na agenda com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, foram pactuadas diversas ações, que vão de obras em andamento ao reforço de programas como a Farmácia Popular, além de mutirões de cirurgias para reduzir as filas do SUS.

“Um encontro que nos deu uma certeza: o Ministério da Saúde está de volta, de portas abertas para cooperar com os Estados e com muita vontade de cuidar bem dos brasileiros“, comemorou o governador.

No Ministério das Relações Institucionais, Rafael Fonteles foi recebido pelo ministro Alexandre Padilha.

“Além de tratar de parcerias institucionais com o Piauí, discutimos sobre a agenda do 2º Fórum dos Governadores, o aguardado encontro com nosso presidente Lula, marcado para o próximo dia 27”, disse Rafael.

Outra agenda importante foi realizada com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

“Me reuni com o diretor-geral Jorge Viana, ex-governador do Acre, e firmamos um compromisso de potencializar nossas empresas exportadoras, qualificando, promovendo produtos e apoiando a nossa ZPE”, contou Fonteles.

Pela manhã, o governador piauiense também participou de agendas com o ministro da Educação, Camilo Santana, na qual tratou sobre o fortalecimento da educação em tempo integral e alfabetização na idade certa; com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, discutindo sobre a extração sustentável da diversidade mineral do Piauí; e com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, tratando sobre obras de infraestrutura hídrica e de irrigação.

Governador visita ministérios em Brasília e debate temas de interesse do Piauí
Rafael Fonteles em reunião no Ministério da Integração

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste