Conecte-se conosco

    Política

    Governador recebe estudantes de escolas estaduais aprovados na UFPI

    Publicado

    em

    Governador recebe estudantes de escolas estaduais aprovados na UFPI

    O governador Rafael Fonteles conheceu nesta terça-feira (28) dois estudantes que representam a eficiência do Ensino Médio oferecido na escola pública estadual. Francisco Rafael, aluno do Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, de Castelo do Piauí, foi aprovado em 1º lugar em medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Emmanuel Davi, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, em Teresina, foi 1º lugar em Ciências da Computação na Ufpi. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak, onde Fonteles exaltou o desempenho dos estudantes e destacou a importância dos professores e demais servidores da Secretaria da Educação (Seduc).

    “São dois exemplos importantes que eu faço questão de apresentar a todo o Piauí, como vale a pena estudar e como as oportunidades hoje aparecem para os estudantes das escolas públicas. Para fazer medicina na Federal (Ufpi), para estudar ciências da computação na Federal, estudaram em escolas de tempo integral e tiveram sucesso”, ressaltou o governador.

    Francisco Rafael citou as dificuldades impostas pela pandemia, quando teve que se adaptar ao ensino remoto. Mas destacou também que, ainda no 1º Ano do Ensino Médio, ele e os demais colegas de turma já recebiam doses extras de incentivo dos professores, para acreditarem no sonho da universidade. O estudante lembrou que o CETI Cônego Cardoso iniciou as atividades antes de outras escolas, quando as aulas presenciais foram liberadas. A corrida para recuperar o tempo perdido valeu a pena.

    “Em 2022 juntou tudo: caravana do Pré-Enem e o Canal Educação, que tinha aulas no You Tube. Recebemos um material cheio de questões inéditas mais as questões do Enem. Foi maravilhoso! Eu só sei que quero ser o melhor que eu puder. Uma pessoa que humanize, que trate bem as pessoas e não perca a humildade que tenho hoje”, declarou Francisco Rafael.

    “Sentimento de orgulho pelo grande feito. A escola pública está aí pra formar, para preparar. O aluno precisa ter um foco. O Rafael alimentou um sonho. Nós só demos a condição para que ele sonhasse” ressaltou, emocionada, Socorro Soares, diretora do Ceti Cônego Cardoso.

    A aprovação em ciências da computação representa a realização de um desejo de infância de Emmanuel Davi. Cursando ensino técnico no Ceep José Pacífico de Moura Neto, ele teve oportunidade de aprender sobre programação e outros conteúdos que o ajudaram na preparação para Enem.

    “Tínhamos conteúdos bem explicativos, consegui tirar muitas dúvidas. Com base nas apostilas oferecidas no Pré-Enem na Estrada, consegui ter uma melhor base para poder estudar pro Enem. Foi o primeiro Enem que eu fiz e é a primeira vez que estou passando por isso tudo”, comemorou Emmanuel.

    Fonte: CCom
    Foto: Reprodução

    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Propaganda

    Banca de Jornal

    Propaganda

    Popular