Governador Rafael Fonteles dá posse aos secretários: “O povo é o nosso patrão”

O governador Rafael Fonteles (PT) deu posse nesta quinta-feira (5) a todos os 55 secretários e gestores da Administração Estadual. O evento foi prestigiado por deputados federais, estaduais, representantes do Poder Judiciário e outras autoridades. A solenidade foi realizada no Teatro do Centro de Convenções de Teresina,

Rafael Fonteles falou aos secretários que assumiu o Governo Estadual para trabalhar mais pelos cidadãos e disse que todos serão submetidos a uma grande carga de trabalho e deverão prestar contas a vários órgãos, além do povo e a imprensa.

“O povo é o nosso patrão e o cidadão piauiense tem que ser colocado em primeiro lugar”, disse o governador, declarando que o lema da gestão é “trabalho, trabalho e trabalho”. O governador enfatizou que acredita na equipe, pois levou pelo menos dois meses e meio para ser formada.

Rafael deixou claro que cada um na equipe tem que unir os perfis técnico e político. A capacidade técnica, que tem a ver com a formação, e o perfil político, que tem a ver com o diálogo para conversar com os demais Poderes, com os entes federativos, atuar de forma integrada com municípios e defendeu ainda que as ações e decisões de Governo sejam comunicadas de forma clara e transparente à população.


“Essas primeiras semanas de governo são para a formação das equipes por parte dos secretários”, disse o governador, chamando a atenção de que os gestores precisam ter coragem para tomar decisões que julgam ser as melhores para a sociedade, sem deixar ninguém para trás.

“Nós estamos no caminho certo e coerentes com o que dissemos durante a campanha [eleitoral]”, relatou o governador, citando os eixos transversais que devem permear todas as pastas, como o respeito aos direitos humanos, a sustentabilidade e a transformação digital – que será implantada ao longo da gestão.

Todos os órgãos serão, em sua maioria, digitais. E, obviamente, temos de levar inclusão digital a todos os piauienses. Não pode ser uma particularidade somente do nosso governo. É algo que tem de atingir a todos”, relata, citando ainda o equilíbrio fiscal, um princípio inarredável da administração pública.

Rafael disse estar muito feliz por ter uma equipe espetacular que topou o desafio de trabalhar na gestão, com metas ousadas, num regime intenso e de muito compromisso.

“Agradeço a todos e aos familiares que aceitaram essa missão tão importante e nobre de trabalhar pelo bem comum numa velocidade que este estado nunca viu. Estamos diante da melhor oportunidade histórica, com o alinhamento com o Governo Federal, ministro Wellington Dias, senador Marcelo Castro, a bancada federal. É uma oportunidade única para acelerar ainda mais o desenvolvimento social e econômico e considero que todos têm esse perfil técnico cominado com o perfil político, de conversar com as forças políticas e forças sociais”, disse.

No evento, cada secretário foi chamado para assinar o termo de posse e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, falou em nome de todos os empossados e no discurso fez questão de agradecer ao vice-governador Themístocles Filho, destacando a sua importância para a gestão.

“Precisaremos muito dos seus ensinamentos e de sua experiência nessa caminhada”, disse Chico Lucas, frisando que o Poder Executivo só se faz com harmonia, aliança e comunhão de interesses com o Poder Legislativo.

Chico Lucas disse que o Piauí saiu de um governo que durou 20 anos, com Welington Dias e Regina Sousa, que foi responsável pela maior transformação social da história do Piauí.

“Uma gestão que olhou para todos, especialmente aos mais pobres. Inseriu aqueles que eram excluídos. Isso com programas sociais e teve como marca a inclusão social”, diz, enfatizando que essa gestão levou condições de dignidade aos mais vulneráveis, possibilitando a alimentação, levando educação a todo o Piauí, desenvolvendo a saúde.

O secretário disse que está empolgado e vai se empenhar para alcançar bons resultados.

“Nossa gestão dará continuidade ao que vinha sendo feito, não deixando de lado a inclusão social de todos. Não deixaremos ninguém para trás”, disse, enfatizando que o principal objetivo é levar aos piauienses serviços de qualidade na saúde e na educação para que daqui a 20 anos esta equipe possa assistir à posse de vários secretários formados nas escolas públicas.

“Em nome de todos os secretários, digo que os compromissos assumidos serão cumpridos. Esse governo será ainda melhor que os anteriores e por parte dessa equipe, o povo piauiense pode esperar muito trabalho e empenho para promoção da pauta da inclusão social que será mantida e também de pautas novas.

Governador Rafael Fonteles dá posse aos secretários: “O povo é o nosso patrão"
Rafael Fonteles empossa secretários

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste