Governador prorroga isolamento até 22 de junho e reabre setores da economia

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu neste sábado (8) com o Comitê de Organização Emergencial e Ampliado de Combate a Covid-19 (COE) e confirmou que o decreto de isolamento social será prorrogado até o dia 22 de junho. O governador, no entanto, flexibilizou o isolamento social para alguns setores da economia.

“Em reunião com o Comitê de Organização Emergencial Ampliado, que reúne órgãos e autoridades estaduais e municipais e representantes da sociedade civil, decidimos pela manutenção das regras de isolamento social até o dia 22 de junho”, afirma.

O governador afirma que flexibilizou o isolamento social para os setores da construção civil, serviços de saúde e automotivo.

“Seguindo a orientação dos especialistas do nosso Comitê, autorizamos a flexibilização do isolamento social para os setores de serviços médicos, psicológicos, fisioterapia, terapia ocupacional e atividades econômicas de baixo impacto epidemiológico (Construção civil, automotivo)”, explica.

De acordo com o governador, a flexibilização do isolamento social para alguns setores da economia só foi possível por conta da redução do número de infectados e a ampliação do número de leitos de UTI.

“Isto só é possível graças a uma tendência de redução da proporção do número de infectados e a um aumento do número de leitos de UTI, a partir da chegada de mais respiradores para o Piauí. Mas toda a retomada, quando autorizada, deve ser gradual e segmentada”, frisa.

O governo pede prudência na retomada das atividades, ressaltando que a autorização para funcionamento se restringe a atividades específicas, mediante cumprimento de uma série de exigências. O comitê aprovou ainda o protocolo geral sanitário que empresas, órgãos e trabalhadores terão de seguir após a adesão.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste