Governador participa de reunião para conferência internacional sobre clima

O governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do Fórum dos Governadores do Brasil, foi convidado para participar do COP26 (26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU), evento que tem como propósito a discussão e negociações climáticas.

O COP26 vai acontecer em novembro na cidade de Glasgow, na Escócia. O evento acontecerá na esteira de novos relatórios da ONU apontando que a temperatura média do planeta subirá mais rápido do que era previsto.
A COP é a abreviatura de Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que é um evento que acontece anualmente, mas foi adiado no ano passado por causa da pandemia.

Segundo Wellington Dias, o Brasil, o Fórum dos Governadores vem trabalhando em questões ambientais que serão levadas à conferência. “Aqui no Brasil, através do programa Brasil Verde, um dos compromissos é que possamos garantir não só a recuperação de matas auxiliares, a contensão de desmatamento, mas também uma proposta mais ousada, que é garantir o plantio de pelo menos 5 milhões de árvores nos próximos 5 anos”, conta o governador.
Além da garantia de preservação das matas brasileiras, o governador destaca a importância do programa Brasil Verde na recuperação de áreas desmatadas.

“O Brasil Verde tem como objetivo nove projetos a partir do Consórcio para um fim específico das 27 unidades da Federação para que a partir daí garantir as condições de um programa ousado com captação de fundos internacionais, nacionais e dos próprios estados para garantir uma redução das mudanças climáticos. Destaco ainda, a garantia de que possamos apresentar já na Europa a assinatura de termos voltados para aquilo que negociámos desde o ano passado”, conta.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste