Governador participa de homenagens ao Dia do Nordestino em São Paulo

O governador Wellington Dias participou nesta sexta -feira (9) de Solenidade Alusiva ao Dia do Nordestino, realizada pela Câmara Municipal de São Paulo, em São Paulo. O chefe do executivo estadual piauiense, que também é o atual presidente do Consórcio do Nordeste, foi o principal homenageado da noite juntamente com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Com a impossibilidade de comparecer, o ex-presidente Lula mandou uma mensagem que foi lida aos presentes. “Sou nordestino que, como muitos, chegou aqui no pau de arara, é que conseguiu prosperar, mesmo carregando no peito a saudade da sua terra e da família. Hoje é uma celebração a todos nós, nordestinos e nordestinas, um povo valoroso trabalhador, guerreiro e que sempre superou a adversidades e contribuiu para o crescimento do Brasil. Sinto orgulho de, junto com outros nordestinos, de termos feito uma grande transformação no Brasil e especialmente no Nordeste”, disse um trecho da mensagem encaminhada por Lula.

Presencialmente e de forma virtual, artistas nordestinos representaram a cultura regional e diversas personalidades políticas falaram sobre a importância do Nordeste para o desenvolvimento do país. O ex-vereador paulista, Francisco das Chagas que foi o responsável pela instituição Lei Municipal 14.952, de 2009 que reconhece da data 08/10 como Dia do Nordestino, destacou a importância de celebrar e reconhecer o papel da Comunidade Nordestina. “Contribuíram e continuam contribuindo com ideias, cultura, linguagem, força de trabalho e cumprindo a missão de formar a comunidade paulista”, disse.

O vereador paulista, Alfredinho, que também é natural do Piauí foi quem presidiu a sessão e enfatizou o orgulho de ser nordestino. Ele aproveitou para parabenizar o governador Wellington Dias pelo excelente trabalho frente ao Consórcio Nordeste, que tem integrado todos os estados na busca do desenvolvimento da região, em especial pelo trabalho desenvolvido na linha de frente do combate e prevenção ao coronavírus.

Na oportunidade foi exibido um vídeo do Consórcio Nordeste, sobre os nove Estados que compõem o Nordeste, mostrando as suas potencialidades em diversas áreas.

Wellington Dias relembrou um pouco do que era o Nordeste antes de 2003, que por muitas vezes só era lembrando pela fome e miséria. “ Era o patinho feio”, comentou. Mas que graças a um trabalho de humanitário voltado para o bem-estar da população e da universalização dos benefícios por meios de programas sociais e de desenvolvimento para todos tem se destacado e crescido nos índices de desenvolvimento. O gestor falou das ações integradas do Consórcio Nordeste que tendem a fortalecer ainda mais a região e elencou mudanças significativas em todos os setores.

“O Nordeste até pelas dificuldades acabou espalhando gente por todo o Brasil, mas hoje deu a volta por cima e é uma das regiões que mais cresce no Brasil. Qualquer nordestino tem o direito de sair de lá pra qualquer lugar do mundo em busca de novas oportunidades, mas não será mais expulso pelas dificuldades e pela miséria”, finalizou Wellington Dias.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste