Governador discute estratégias sanitárias para as eleições

O governador Wellington Dias esteve reunido, nessa quarta-feira (11), com o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, e com o diretor do Hospital Nathan Portela e membro do COE, José Noronha, para tratar das estratégias sanitárias para as eleições municipais que ocorrerão no próximo dia 15 em todo o Piauí.

De acordo com Wellington Dias, para as eleições a recomendação é a regra eleitoral já divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“Estamos ajudando na divulgação sobre a coordenação do Tribunal Regional Eleitoral e, é claro, por outro lado vamos cobrar que as pessoas possam cumprir os protocolos relacionados ao uso da máscara e a higienização. Foi isso que nos trouxe até aqui, evitando que houvesse uma subida brusca na disseminação de coronavírus no Piauí. Hoje, estamos em uma situação de estabilidade que permite ao estado do Piauí uma condição favorável para que tenhamos um número adequado de pessoas comparecendo e participando do democrático processo eleitoral”, destacou o chefe do executivo.

O membro do COE, José Noronha, destacou que as ações serão implementadas do Estado.

“Vamos focar nas medidas de higiene sanitária que já são aplicadas à população e organização de fluxos e redução do tempo que as pessoas ficam expostas para realizar o processo eleitoral, visando diminuir este tempo com a organização do fluxo”, disse.

O secretário Florentino enfatizou que o TSE é soberano sobre o disciplinamento das eleições no Brasil e estabeleceu um Plano de Segurança elaborado pela Fio Cruz e outros organismos e que vamos seguir.

“Queremos, como autoridade sanitária, estar auxiliando naquilo que for necessário às autoridades da Justiça Eleitoral, para que tenha um pleito que assegure à população ao direito do voto é que a gente possa assegurar a saúde das pessoas com todas as medidas higiênico sanitária sejam respeitadas”, disse.

Plano B da Imunização
Na oportunidade, os gestores trataram também do Plano Nacional de Imunização e o governador piauiense revelou que está trabalhando tanto com o Plano A (Plano de Imunização Nacional) quanto com o Plano B (Plano de Imunização Estadual).

“Trabalhamos aqui estratégia relacionada à vacina. O Plano A diz respeito ao Programa Nacional de Imunização que é no que acreditamos e compreendemos que a decisão da reação do Brasil inteiro, do Comitê Científico e Congresso, fez com que voltássemos aos trilhos e a Anvisa retomou os testes da vacina Coronavac, do Instituto Butantã. Isso permite que tenhamos alternativas, tanto o Butantã, Fio Cruz, Pfizer, a vacina Rússia, como vacinas que estão concluindo a terceira etapa, acompanhada pela Anvisa e na perspectiva de condições de vacinação no primeiro trimestre de 2020” explica.

No entanto, o gestor ressalta que caso haja qualquer impedimento, o Fórum dos Governadores do Nordeste junto com os governadores do Brasil e os municípios irão recorrer para garantir a vacinação a partir da primeira que estiver pronta e regulamentada pela Organização Mundial de Saúde.

“Se houver qualquer manobra por quem quer que seja temos que estar preparados. Estamos dispostos a recorrer a qualquer uma das vacinas que estejam autorizadas pela OMS e se houver algum problema com recursos da União que possamos utilizar recursos dos Estados”, explicou.

Para tanto, o governador explicou que está sendo montado um plano estratégico onde está sendo feito o levantamento das condições de armazenagem, qualificação de equipe, segurança dentre outros quesitos.

Dias destacou que vai trabalhar com as prioridades: os profissionais da saúde, segurança, maiores de 60 anos, pessoas com comorbidades e também com a educação para que o setor possa voltar a funcionar logo no início do ano com segurança.

“Isso tem a ver também com as outras doenças e assim vamos poder dar conta de uma fila que se acumulou com as outras doenças e isso aqui é emergencial”, finalizou.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste