Governador debate sobre investimentos no Aeroporto de Parnaíba

O governador Wellington Dias tratou sobre a ampliação dos serviços, segurança e investimentos no Aeroporto de Parnaíba, em reunião virtual, nesta quarta-feira (15), com o presidente da Infraero, Hélio Paes, empresa que administra o equipamento. Na ocasião, o chefe do Executivo autorizou renovação de um contrato temporário com a empresa enquanto o processo da PPP está em andamento.

Com a oferta de mais voos no aeroporto, Dias cobrou a melhoria na prestação de serviços à população. “Acertamos condições para garantir a ampliação de atendimento do Aeroporto de Parnaíba. Temos mais voos e, a partir deles, há a necessidade de uma presença ampliada do Corpo de Bombeiros e equipe da Infraero. Também estamos autorizando a renovação de um contrato temporário, por meio de uma parceria público-privada que já está em andamento e tratamos de alguns investimentos necessários, enquanto temos um contrato de PPP”, afirmou o gestor estadual.

O objetivo é ampliar as condições para o turismo e negócios na região. “É um programa de investimentos público-privado que amplia as condições para o turismo, comércio e outras áreas na região”, complementou Wellington Dias.

Participaram também da reunião, a superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Viviane Moura; o diretor técnico da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), Gustavo Aquino; e o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel Leandro Castelo.

PPP em andamento
O Aeroporto de Parnaíba, atualmente, é administrado pela Infraero, mas está em andamento uma licitação de Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do equipamento público, com edital lançado no dia 04 de outubro pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc).

A sessão de abertura para conhecimento da empresa vencedora da licitação está prevista para acontecer na próxima segunda-feira, 20 de dezembro, que ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária. A concessão será de 32 anos e tem valor estimado de investimento de mais de R$ 150 milhões.

A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo. Este é o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa e é porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único das Américas em mar aberto.

Ampliação da oferta de voos
O aeroporto de Parnaíba voltou, em dezembro de 2020, a receber aeronaves da Azul Linhas Aéreas, com voos às quartas e domingos e com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Além disso, desde o último domingo, dia 12 de dezembro, a Voepass Linhas Aéreas começou suas operações nos destinos turísticos que compõem a Rota das Emoções, sendo eles Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. Os voos estão sendo realizados a partir dos municípios de Fortaleza/CE e Teresina/PI – que integram a lista de novas cidades operadas pela companhia.

Inicialmente, os voos são realizados em aeronaves modelo ATR42, com capacidade para 48 passageiros. As passagens estão disponíveis para compra em todos os canais de distribuição da VoePass e, além do bilhete convencional, a companhia oferece a possibilidade da compra do “Passaporte das Emoções”, que permite aos clientes a flexibilidade na programação da viagem tanto para data quanto para definição dos destinos.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste