Governador debate PPPs na área de Saúde

O governador Wellington Dias conduziu, nesta terça-feira (5), reunião virtual do Conselho Gestor de PPP (Parcerias Público-Privadas), onde foram analisados projetos nas área de saúde. O conselho aprovou a proposta de elaboração de um estudo, por uma empresa interessada em oferecer soluções em telemedicina.


O chamado Sistema de Saúde Digital visa descentralizar, por meio da internet, o atendimento de alta complexidade, concentrado nas cinco maiores cidades do estado, entre elas Teresina, Picos e Parnaíba. A grande cobertura do Programa Saúde da Família, presente em 99,4% dos municípios piauienses, e a expansão do Piauí Conectado, favorecem a implementação do sistema proposto. A empresa tem quatro meses para apresentar o estudo.

“Temos interesse em conhecer soluções nas áreas de média e alta complexidades, UTI, urgência e emergência, além do atendimento neonatal”, pontuou Dias.

Na reunião, foi discutido também o projeto de construção e operacionalização de centrais de processamento de roupas de serviço de saúde e esterilização de produtos para saúde. A proposta é tirar este serviço, realizado precariamente pelos próprios hospitais e repassar à concessionária que construiria e equiparia duas centrais de lavanderia e esterilização, para atender a sete hospitais de Teresina, mais um em Demerval Lobão. A mesma empresa também será encarregada de fornecer enxovais.

“A PPP traz a atualização tecnológica para esta área. A concessionaria terá de entregar uma infraestrutura adequada a um custo que poderá ser controlado”, explicou Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões.

O conselho deliberou pela realização de estudos complementares para avaliar o impacto financeiro da PPP das lavandeiras e esterilização. Os resultados devem ser apresentados em fevereiro.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste