Governador anuncia o cronograma para reabertura da economia e prorroga o isolamento social

O governador Wellington Dias anunciou nesta terça-feira (7), em reunião com o COE, pela continuidade do decreto de isolamento social. O chefe do Executivo estadual confirmou a o cronograma para reabertura da economia no estado.

“Hoje, em reunião com o COE, decidimos continuar com o decreto de isolamento social e começamos a trabalhar com a retomada de três setores: construção civil, serviços de saúde e automotivos. As datas para os próximos setores já estão definidas em um cronograma”, afirma.

O governador reforçou para que a população piauiense faça o uso da máscara e cumpra as medidas de higienização.

“Tudo será feito de forma responsável e gradativa, respeitando os bons resultados, mas para isto, conto com a colaboração de vocês para sair apenas quando necessário. É importante lembrar dos cuidados essenciais, como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento”, finaliza.

Como será o cronograma de reabertura:
Julho
06 – construção civil (toda cadeia), indústria e setores da saúde;

Na segundas – 13/20 e 27 de julho – comércio varejista e atacadista e abertura dos shoppings (as datas e os setores ainda estão sendo definidos).

Agosto
Terá duas datas específicas – 10 e 24 de agosto – administração pública;

Setembro
Datas: 8 e 22 – serão autorizados o funcionamento de parte da educação, setores da cultura, lazer e esportes.

A cada 14 dias serão avaliados os dados da covid-19 no estado e se houve aumento de casos o governo garante que determinará o fechamento de setores.

Os setores retornam de forma gradual e organizada com 50% da capacidade de funcionamento e todas as medidas exigidas nos protocolos da Vigilância Sanitária.

Educação
A proposta do governo é discutir com as categorias da educação um plano adequado para o retorno das aulas nas faculdades e escolas públicas.

Isolamento social
O governador prorrogou o isolamento social até o mês de setembro para barrar a transmissão do novo coronavírus. O decreto determina ainda “lockdown parcial” no estado em todo o mês de julho como anunciou a Prefeitura de Teresina.

Haverá campanhas publicitárias reforçando o “Fique em Casa” durante a flexibilização das atividades. Mesmo com a retomada, o governo pede que a população só saia de casa quando necessário.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste