Gaeco/MPPI deflagra operação e cumpre mandados de prisão em Itaueira

O Gaeco/MPPI (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Perpetuatio, que investiga a prefeitura de Itaueira, a 344 km de Teresina.  Estão sendo cumpridos três mandados de prisão e 15 de busca e apreensão estão sendo cumpridos.

De acordo com o Gaeco, a operação tem como objetivo a investigação para apurar três fatos criminosos envolvendo desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Prefeitura Municipal de Itaueira: o primeiro referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato referente a construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Conforme o Gaeco, o atual prefeito, Quirino Avelino, é suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e desviar dinheiro público.

Após as investigações, chegou-se à conclusão que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão.

A operação conta com o auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e da Polícia Rodoviária Federal para o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

A operação deu-se o nome de Perpetuátio em referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, acusado de utilizar práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública.

Da Redação
Com informações do MPPI/Gaeco

relacionadas

talvez você goste