FMS segue com vacinação contra Covid; confira os locais

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina segue com a vacinação contra Covid. Nesta segunda-feira (3), haverá aplicação de dose de reforço (vacina Pfizer), respeitando intervalo mínimo de 4 meses após a 2ª dose. Para pessoas com esquema inicial de Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca,  a segunda dose de Pfizer será feira até quinta-feira (6), respeitando intervalo mínimo de 3 semanas entre as doses 1 e 2.

Conforme a FMS,  a vacinação em drive thru sem agendamento ocorre de  3 a 7 de janeiro. Os  terminais do Livramento, Zoobotânico, Buenos Aires e Parque Piauí atendem de 9h às 17h. Os drives ofertarão: 1ª dose (12 anos ou mais); 2ª dose Pfizer (intervalo mínimo de 3 semanas entre as doses 1 e 2) Coronavac e Astrazeneca (intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses 1 e 2); reforço (respeitando intervalo mínimo de 4 meses após a 2ª dose).

A FMS passou a adotar, desde o dia 21 de dezembro, as novas determinações do Ministério da Saúde para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A principal delas é a redução para quatro meses do intervalo entre reforço e segunda dose, para a população em geral com 18 anos e mais.

A exceção será para gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que continuam seguindo o intervalo de cinco de meses da dose anterior. Outra mudança será no esquema das pessoas imunossuprimidas, que, após a administração da dose adicional, deverão tomar mais uma dose de reforço (4ª dose) com quatro meses.

As regras são válidas para pessoas que cumpriram seu esquema com as vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. Aqueles que tomaram Janssen seguem com o mesmo esquema já adotado, que é a administração da segunda dose (dose de reforço) com o mesmo imunizante em um intervalo de no mínimo dois meses do esquema primário.

Com informações da FMS

relacionadas

talvez você goste