FMS recebe lote de medicamentos que compõem o ‘kit intubação’

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu ontem (30) um novo lote de medicamentos que compõem o chamado kit intubação, oriundos do Ministério da Saúde e também de compra emergencial realizada em janeiro. O lote é composto por mais de 16 mil ampolas de 13 fármacos utilizados na assistência a pacientes com Covid-19 que precisam de ventilação mecânica.

O novo lote é fruto dos esforços da Prefeitura de Teresina, em articulação com órgãos como Ministério da Saúde e os conselhos nacionais dos secretários de saúde estaduais e municipais, para garantir o abastecimento dessas medicações a todos os hospitais habilitados para a realização do procedimento de intubação. O acordo estabelece que as substâncias são enviadas diretamente ao Ministério da Saúde, que faz a distribuição para os estados e municípios, de forma a garantir um atendimento igualitário a todo o país.

Dentre os medicamentos recebidos estão itens essenciais como atracúrio, dexmetetomidina, epinefrina, etomidato, fantanila, midazolam, morfina, naxolona e norepinefrina. Paralelo a essas articulações, a FMS está realizando compras emergenciais para aumentar o estoque, porém tem encontrado problemas diante do momento de grande dificuldade de aquisição e escassez no mercado nacional. “Apesar disso, estamos fazendo empenhos para a compra dos fármacos disponíveis nos estoques dos fornecedores, e graças a isso recebemos também um lote de noradrenalina para nossos hospitais“, conta Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

O gestor afirma que o lote vai garantir o pleno abastecimento dos hospitais do município pelos próximos dias. “Então hoje estamos disponibilizando para todos os nossos pacientes as medicações mais adequadas possíveis, facilitando assim o tratamento nesse período de tamanha dificuldade“, afirma Gilberto Albuquerque.

Com informações da Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste