FMS inicia vacinação contra a raiva na zona Rural de Teresina

As equipes da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciaram neste sábado (5) as zonas rurais Norte e Leste para a vacinação contra a raiva. aos moradores destas áreas.

O gerente Paulo Marques explica que, diferente da zona Urbana que mantém pontos fixos, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias fizeram visitas às residências rurais, realizando a vacinação de cães e gatos.

“Dessa forma, pedimos a todas as pessoas dessas localidades que nos recebam e ajudem na contenções e nas guardas dos animais”, pede o gerente.

A ação terá continuidade no sábado seguinte (12), quando as equipes irão percorrer as zonas rurais Sul e Sudeste.

“Em breve a gerência de Zoonoses da FMS irá anunciar as datas da continuidade da campanha na zona Urbana”, adianta Paulo Marques. “O objetivo é vacinar o maior número de animais para que seja reduzida, o máximo possível, o risco de doenças zoonóticas”, disse o gerente.

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada anualmente em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

Com informações da FMS

relacionadas

talvez você goste