A Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu nota nesta sexta-feira (26) explicando a falta de kits intubação de UTI dos hospitais municipais e confirmou que os aparelhos foram confiscados pelo Ministério da Saúde e distribuídos para os Estados para serem usados conforme a demanda de leitos de UTIs.

Conforme a nota, a Prefeitura de Teresina já investiu R$ 176 milhões nos últimos dois meses para adquirir insumos e equipamentos, sendo que foram abertos mais de 100 leitos entre UTI e clínicos.

Confira a nota na íntegra:
Sobre matéria veiculada em portal nacional sobre a falta de kits de entubação em Teresina, a prefeitura informa que embora o município tenha realizado esforços no sentido de adquirir equipamentos e insumos, os aparelhos têm sido confiscados pelo Ministério da Saúde, que distribui para os Estados conforme a demanda de leitos de UTIs.

A prefeitura informa ainda somente nos últimos 2 meses, já foram aplicados R$ 176 milhões do Tesouro Municipal, correspondentes a 57 % das receitas líquidas arrecadadas em saúde. A Fundação Municipal de Saúde ressalta ainda a abertura de mais de 100 leitos entre de UTIs e clínicos para atender pacientes Covid.

A Prefeitura reúne diariamente o comitê gestor de enfrentamento à Covid para avaliar a situação da pandemia na capital e adotar medidas de controle do vírus na capital.

Orlando Dias
Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *