Florentino Neto recebe homenagem no HU/UPFI

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, foi uma das autoridades homenageadas na tarde de desta quinta-feira (02) com Medalha de Honra ao Mérito pela contribuição com o trabalho desenvolvido no Hospital Universitário(HU) da Universidade Federal do Piauí(UFPI).

Durante a entrega das medalhas, também aconteceu a solenidade de inauguração do Programa de Tratamento de Obesidade do HU: Serviço de Cirurgia Bariátrica Dr. Salomão Chaib. O Programa vai tratar pacientes com obesidade mórbida, que podem desenvolver várias doenças, como diabetes e hipertensão, o que impacta na qualidade de vida desses pacientes e nos custos do sistema público de saúde.

De acordo com o Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes, o novo serviço irá proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes e amenizar o agravamento de outras doenças ligadas à obesidade. “O novo serviço veio atender o grande número de pessoas que precisam passar por cirurgia bariátrica, mas não encontram disponibilidade do serviço pela rede SUS”, afirma.

Durante a solenidade, foram entregues novos equipamentos para o centro cirúrgico, como três refrigeradores, um arco cirúrgico, uma mesa cirúrgica e dez focus cirúrgicos. Foram investidos quase R$ 2,5 milhões em equipamentos. Serão realizadas de quatro a seis cirurgias bariátricas por mês no HU-UFPI.

Os pacientes contemplados para a cirurgia passarão por processo seletivo, sendo encaminhados pelo SUS e avaliados pela equipe multiprofissional, formada por cirurgião bariátrico, endocrinologista, cardiologista, psicólogo e nutricionista.

O secretário Florentino Neto afirma ter se sentido honrado pela Medalha recebida e reconhece o trabalho de excelência realizado pelo HU/UFPI. “O novo programa de combate à obesidade vai minimizar o aumento de outras doenças que lotam os hospitais e matam muitos piauienses. Nos sentimos felizes de contribuir para que o Piauí também tenha a partir de agora esse serviço de alta complexidade que vai salvar vidas”, afirma o gestor.

Dr. Salomão Chaib – O Centro Cirúrgico leva o nome do teresinense Dr. Salomão Chaib, pioneiro no tratamento cirúrgico da obesidade no Brasil. Foi um dos mais importantes cirurgiões do país, realizando pesquisas e procedimentos bariátricos no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste