Fiscalização resgata 57 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Sul do Piauí

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel resgatou, durante operação realizada nas últimas semanas, 57 trabalhadores em situação análoga a de escravidão em pedreiras no Piauí.

Os resgates foram feitos em pedreiras localizadas nos municípios da Canto do Buriti, Amarante e Nazaré do Piauí. Entre os resgatados, havia dois adolescentes.

A fiscalização teve representantes do Ministério Público do Trabalho, auditores fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o Procurador do Trabalho José Wellington Soares, que acompanhou os trabalhos, foram muitas as irregularidades encontradas durante a fiscalização.


“Além de falta de registro e anotação de carteira de trabalho, os trabalhadores executavam o serviço de extração de pedra sem nenhum equipamento de proteção individual e em locais sem água potável, instalações sanitárias e alojamentos. Também não havia local adequado para armazenamento, preparo e consumo de alimentos, que eram preparados e consumidos sem as mínimas condições de higiene no meio do mato. Alguns trabalhadores também utilizavam explosivos sem treinamento e equipamentos adequados. As condições de trabalho eram totalmente degradantes e abaixo de um patamar civilizatório mínimo”, declarou.

Das seis pedreiras fiscalizadas, cinco delas aceitaram firmar, ainda durante a operação, Termos de Ajuste de Conduta com o MPT-PI se comprometendo a sanar, com urgência, as irregularidades encontradas, inclusive para que possam prosseguir a atividade.

A única que não acertou firmar o compromisso será processada nos próximos dias pelo MPT para que adote as mesmas providências das demais. Os empregadores flagrados em tal situação são obrigados a efetuar a rescisão indireta dos contratos de trabalho, com pagamento de todas as verbas devidas a cada trabalhador no período trabalhado, a corrigir todas as irregularidades e a pagar indenizações por danos morais, individuais e coletivos.

No caso dos dois adolescentes, os pais também assinaram TAC com o MPT se comprometendo a não permitir que seus filhos sejam submetidos a qualquer trabalho noturno, perigoso ou insalubre antes dos 18 anos.

“Infelizmente, soubemos de notícias de que essas irregularidades têm ocorrido em outras pedreiras espalhadas pelo Estado. O MPT, assim como os demais órgãos de fiscalização, permanece vigilante e as fiscalizações poderão ser intensificadas para que situações como essa não se repitam”, ressalta.

Com informações do MPT-PI

relacionadas

talvez você goste