Firmino reúne gestores para discutir retomada de obras

O prefeito Firmino Filho reuniu, na manhã deste sábado (11), por videoconferência, os gestores das SDU’s, SEMDUH, SDR e SEMPLAN para discutir o protocolo de retomada de obras da Prefeitura de Teresina.

Cada gerencia apresentou ao prefeito os protocolos de segurança necessários para a retomada de obras, respeitando as medidas de distanciamento social, uso de Equipamentos de Proteção Individuais – EPIs e higienização frequente nos ambientes de trabalho. Entre as medidas apresentadas, está a permanência em trabalho remoto dos funcionários em grupo de risco, que ficam destinados ao cumprimento das demandas de suas respectivas gerencias.

O prefeito Firmino destacou que os protocolos de segurança são necessários para balizar o retorno das atividades nas gerencias municipais, e que elas devem ser adotadas de forma consciente e segura. “Nesse momento de retomada é importante que seja adotados os protocolos para garantir a segurança dos trabalhadores. Estamos em uma fase em que conseguimos avançar e, com as medidas mais rígidas adotadas pela Prefeitura, estamos trabalhando para conter a proliferação do novo coravírus na capital. Não podemos retroceder, por isso é necessária uma retomada lenta, gradual e responsável”, apontou o prefeito.

Nessa primeira fase da retomada econômica da capital, estão autorizados a funcionar os setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. Nessa etapa, que terá 14 dias, os estabelecimentos comerciais e empresariais, que já possuem autorização de funcionamento, terão horários diferenciados para abertura de quatro dias por semana, de segunda a quinta-feira, em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia. Todos ficam obrigados a fixar cartazes com orientações sobre a Covid-19 e as medidas de proteção dentro do estabelecimento para clientes, funcionários e prestadores de serviço.

De acordo com o decreto, que regula a nova data da segunda etapa da Fase 1 do processo de retomada econômica de Teresina, fica estabelecida para o dia 20 a reabertura das atividades ligadas aos setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru. No último dia 06 de julho foram retomadas as atividades dos setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. A duração de cada fase do plano de retorno dependerá também do cenário da Covid-19 na cidade.

Da Redação
Com informações da Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste