Fim do sonho: Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo

O Brasil perdeu nos pênaltis para a Croácia por 4 a 2 após o empate em 1 a 1 e está fora da Copa do Mundo no Catar. A Seleção abriu o placar com Neymar, no fim do primeiro tempo da prorrogação, mas Petkovic igualou na etapa final, levando para a disputa por penalidades. Rodrygo e Marquinhos erraram suas batidas, enquanto os croatas acertaram todas, e assim avançaram à semifinal. Com isso, segue o tabu: desde o penta, em 2002, a seleção brasileira sempre caiu nas quartas quando enfrentou europeus. Foi assim em 2006 (França), 2010 (Holanda), 2018 (Bélgica) e agora 2022. Fim do sonho do hexa.

Fim do sonho: Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo
Neymar chora pela derrota do Brasil na Copa do Mundo


A derrota representou a continuidade de um jejum que já dura desde a Copa de 2002: o Brasil não consegue passar por adversários europeus nas quartas de final do Mundial. A seleção caiu para a Holanda em 2006, para a França em 2010 e para a Bélgica em 2018.


Recorde de Neymar
Nas contas da Fifa, Neymar alcançou os 77 gols, mesmo número do Rei Pelé. Pelas contas da CBF, que considera partidas contra clubes e combinados, o Rei ainda tem larga vantagem na liderança, com 95 gols. Pelé precisou de apenas 91 jogos para balançar a rede em 77 oportunidades. Neymar atuou em 123 até agora.

Como foram as penalidades
A Croácia abriu as cobranças e abriu o placar com Vlasic. Rodrygo foi o primeiro brasileiro e parou nas mãos de Livakovic. Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas batidas na sequência, até que veio Marquinhos. O zagueiro acertou a trave direita, definindo a eliminação brasileira para a atual vice-campeã mundial.

Com o resultado, a Croácia avançou para a semifinal da Copa do Mundo do Qatar 2022 e terá pela frente o vencedor entre Argentina e Holanda, que se enfrentam hoje (9), às 16h. Os croatas voltam a campo na próxima terça-feira (13), às 16h.

Fim do sonho: Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo
Croatas comemoram classificação


Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste