Ex-pugilista Éder Jofre morre aos 86 anos em São Paulo


O ex-pugilista brasileiro Éder Jofre morreu hoje, aos 86 anos. A informação foi compartilhada no perfil do ex-atleta no Instagram.

O genro dele, Antônio Oliveira, informou que a causa da morte foi uma sepse urinária e uma insuficiência renal aguda. A família ainda não decidiu onde e quando será o sepultamento do ex-pugilista.

Éder Jofre estava internado desde março deste ano em uma clínica em São Paulo devido a uma pneumonia.

O ex-pugilista ficou conhecido como Galo de Ouro, é tricampeão mundial nos pesos-pena e galo e integrante do Hall da Fama do boxe. Ele chegou a ser eleito o 9º melhor boxeador de todos os tempos pela revista The Ring.

Jofre disputou 81 lutas ao longo dos quase 20 anos de carreira, entre 1957 e 1976, com 75 vitórias, 50 nocautes, quatro empates e duas derrotas.

“Perda inestimável. Alguém do porte dele, do calibre dele, uma pessoa insubstituível por toda a carreira dele do início até os dias de hoje. Não para de receber homenagens. Um outro nome jamais vai chegar ao nível que ele chegou. Uma perda irreparável”, disse Oliveira.

Jofre sofria ainda de encefalopatia traumática crônica, antes chamada de demência pugilística, o que afetou a memória dele nos últimos anos.

Éder Jofre defendeu o São Paulo
Jofre foi influenciado pela família a seguir a carreira de pugilista. Seu pai era o boxeador argentino José Aristides Jofre, ou “Kid Jofre”. São-paulino, Éder Jofre defendeu as cores do time do coração quando era lutador amador. Ele fez a sua estreia como amador no torneio “Forja de Campeões”.

No Twitter, o São Paulo lamentou a morte do ex-pugilista. “O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Éder Jofre”, escreveu o clube. “O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família, amigos e fãs do pugilismo, em geral, neste momento de dor.”

Em 1956, ainda como amador, Éder Jofre disputou os Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, na Austrália. Apesar de ser apontado como favorito a uma medalha, o brasileiro quebrou o nariz durante a preparação para a competição e acabou derrotado nas quartas de final.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste