Ex-deputada Cristiane Brasil se apresenta à Polícia: “De cabeça erguida”

A ex-deputada federal e pré-candidata à prefeitura do Rio Cristiane Brasil (PTB) se apresentou na tarde de hoje à CGPOL (Corregedoria Geral da Polícia). A informação foi confirmada ao UOL pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). Ela era alvo de um mandado de prisão preventiva por supostamente participar de um esquema de desvios de até R$ 120 milhões no governo do estado e na prefeitura da capital.

“Estou indo me apresentar agora. É um absurdo que uma denúncia antiga, de 2012, 2013, esteja sendo cumprida agora, um mandado de prisão preventiva contra mim, faltando dias para as eleições, contra mim e os outros dois principais candidatos. Isso num momento em que a minha candidatura se fortalece”, iniciou ela, em vídeo.

Cristiane é apontada pelo MP-RJ como uma “fada madrinha” de empresa beneficiada em licitações manipuladas. De acordo com denúncia, ela possuía contato estreito com Flávio Chadud, que é dono da Servilog Rio. Se valendo de influência política, ela e o atual secretário estadual do Educação, Pedro Fernandes (PSC), teriam implementado um esquema criminoso entre 2013 e 2018, acusam os promotores.

Cristiane e Fernandes foram os principais alvos da segunda fase da Operação Catarata, aberta nesta manhã para cumprir cinco mandados de prisão preventiva e realizar seis buscas em endereços dos bairros de Copacabana, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Fernandes foi detido.

Além deles, foram alvos das ordens de prisão o empresário Flavio Salomão Chadud, seu pai, o delegado da PCERJ Mario Jamil Chadud e o ex-diretor de administração financeira (DAF) da Fundação Leão XIII, João Marcos Borges Mattos.

“Sabemos que há interesses políticos por trás desses atos todos que acontecem. Mas estou com a consciência tranquila de que a Justiça será feita e os fatos serão esclarecidos a meu favor. Então, podem contar que, em breve, novamente estarei em liberdade e pronta para competir e ser prefeita do Rio de Janeiro”, completou.

A denúncia apresentada contra os cinco alvos da ‘Catarata 2’ e mais 20 investigados já foi aceita pela 6ª Vara Criminal da Capital do Rio de Janeiro, segundo informou o Ministério Público do Rio.

Defesa de Fernandes: “Ele nunca foi ouvido”
Em nota, a defesa de Fernandes afirma que o secretário ficou “indignado” com a ordem de prisão e que soube pela imprensa que estava sendo investigado “por algo que ainda não tem certeza do que é”.

“O advogado dele vinha pedindo acesso ao processo desde o final de julho, mas não conseguiu”, diz o texto. “Pedro nunca foi ouvido e só soube pela imprensa de que estava sendo investigado por algo que ainda não tem certeza do que é. Pedro confia que tudo será esclarecido o mais rápido possível e a inocência dele provada.”

Cristiane já teve posse barrada
Nomeada ministra do Trabalho em 2018 pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), Cristiane teve a posse suspensa na Justiça. A decisão aconteceu após vir à tona o fato de que a ex-deputada foi condenada pela Justiça a pagar uma dívida trabalhista.

Filha do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que se aproximou de Jair Bolsonaro (sem partido), Cristiane estava em negociação com o PSL, antigo partido do presidente, para formar uma aliança na disputa pela Prefeitura do Rio.

Nesse acordo, o PSL teria uma chapa própria na corrida eleitoral, encabeçada pelo deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) e com Cristiane como vice. A operação de hoje, contudo, deve dar nova composição à chapa.

Além de ter sido condenada pela Justiça do Trabalho, Cristiane já foi citada em uma delação da Odebrecht, mas o STF (Supremo Tribunal Federal) não abriu inquérito para investigar as acusações. Ela também foi acusada de coagir servidores a votarem no seu nome para o cargo de deputada federal, sob a ameaça de demiti-los.

Fonte: Folhapress
Foto: Reprodução/Instagram

relacionadas

talvez você goste