Escritor Assis Brasil morre aos 92 anos em Teresina

O escritor piauiense Assis Brasil morreu neste domingo (28) aos 92 anos, em Teresina, vítima de embolia pulmonar. Nascido em Parnaíba em 18 de fevereiro de 1929, o escritor lançou mais de cem obras, dentre romances históricos, literatura juvenil e para adultos. Também foi jornalista e escreveu inúmeros artigos para publicações de todo o Brasil.

No Rio de Janeiro, fez uma carreira de sucesso. O primeiro livro, “Verdes Mares Bravios”, escrito por Francisco de Assis Almeida Brasil ainda aos 16 anos, foi lançado em 1955. Determinado a ser escritor desde criança, Assis Brasil encontrou na obra de José de Alencar a inspiração para contar boas histórias.

Assis Brasil escreveu obras como “Os Que Bebem Como Cães” e “Beira-Rio, Beira-Vida”, clássicos em vestibulares. Além de romances históricos como “Tiradentes” e uma ampla produção em literatura infantil.

Das memórias de Parnaíba para a vida boêmia no Rio de Janeiro, Assis conta sobre o Nordeste nos livros a partir da intimidade de um piauiense que experimentou o estilo de vida cosmopolita desde cedo. A saudade da boemia de Copacabana é uma das lembranças do autor, que é uma referência literária em todo o mundo.

Velório
O velório será na Pax União e o sepultamento está marcado para as 16h, no Jardim da Ressureição.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste