No balanço do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta segunda-feira (29), o Piauí conseguiu mais uma vez o primeiro lugar do país em comparecimento para prova, com uma taxa de 75,3%. O Estado conseguiu também figurar com a média de ausentes de 24,7%, abaixo da média nacional entre os alunos que não compareceram para a aplicação do exame com taxa de 29,9%.

Desde 2017, o Piauí aparece entre os estados com a menor taxa de abstenção no país em decorrência da política educacional adotada para fortalecer os estudantes da rede pública estadual que contaram com todo o apoio e suporte nos preparativos para o Enem.

Na preparação dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação adotou as revisões on-line e de auditório com o Pré-Enem Seduc e montou uma programação de atividades pedagógicas e motivacionais com 19 ações e mais de 40 revisões em todo o Piauí, entre Pré-Enem Live, Na Estrada, as Salas de Aula On-line, o Corujão da Vitória, Redação Nota 1.000, Simulados, Dia E, Comentários Pós-Enem.

O secretário Ellen Gera comentou o resultado positivo dos estudantes piauienses. “O Piauí foi o estado com a maior taxa de presença no segundo dia de aplicação do ENEM 2021, com 75% de presença, fato que também aconteceu no primeiro dia de prova. Parabéns aos estudantes e profissionais da educação pelo engajamento. A Seduc fez durante todo este ano um conjunto de ações que visaram garantir que o nosso estudante tivesse as condições de estar presente na prova desde as revisões preparatórias, simulados, aulas nas escolas até a entrega dos passes, na capital, e dos transportes no interior”, declarou o secretário.

Outra ação de impacto nas taxas de presença é o programa Passe Livre Enem. Integrado às demais ações do Pré-Enem, a Secretaria da Educação promoveu o acesso dos estudantes com a entrega dos passes que garantiram o transporte a 7 mil estudantes, na capital e interior, para os dois dias de aplicação do Enem.

Próximos passos
O participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas pode solicitar a reaplicação das provas até o dia 03 de dezembro. As informações do procedimento a ser adotado estão na página do participante.

O gabarito oficial será publicado na próxima quarta-feira (1º), já o resultado do Enem sai no dia 11 de fevereiro de 2022.

As revisões do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) continuam no Piauí. As provas para elas serão realizadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

Fonte: Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *