Enduro do Corisco acontece neste domingo em Teresina

O Enduro do Corisco é a quarta de cinco provas do Campeonato Piauiense de Enduro da Regularidade 2021, evento realizado pela Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, esta que tem sede no Mato Grosso do Sul.

A prova valerá pelas 7 e 8 etapas do campeonato e acontecerá no próximo domingo (24), com largada e chegada em Teresina.

O nome Corisco, aliás, é uma homenagem à região de Teresina, famosa pelas chapadas onde é comum a queda de muitos raios. No entanto, a disputa para motos ultrapassa os limites do município, tendo geralmente passagem por trilhas de Altos e de outros municípios vizinhos.

O percurso de cerca de 130 km já foi concluído pela direção de prova, comandada pelo piloto e empresário Wesley Macedo (Alemão Off-Road). A largada oficial será do Sitio do DIDI, localizado na Santa Teresa, zona rural de Teresina onde também acontecerá a chegada e a cerimônia de premiação, prevista para começar às 14:30 horas.

Cada piloto inscrito tem o minuto e segundo exato para dar sua arrancada, uma vez que a prova é de regularidade e os inscritos precisam estar orientados dentro do tempo e dentro do percurso programado pela direção de prova. Vencem os mais regularidades, ou seja, os que trilharem o percurso dentro do tempo e com menos margem de erro do mapa que está acoplado no seu computador de bordo.

Após a largada, a prova segue pela zona sudeste de Teresina, passando pelo Vale do Gavião, onde já começam as “pegadinhas” ou dificuldades técnicas para testar a capacidade de orientação e navegação.

“Para as categorias máster (Graduado), intermediário e novato um treço de cerca de três quilômetros de laços já para aquecer em uma parte de morro; retornam para o mesmo lugar onde largaram; em seguida largam novamente no sentido contrário pela BR 343, entrando em trilhas no sentido de Altos. A prova seguirá em trilhas de redes de alta tensão, com muitos laços em terreno arenoso e pedras”, disse Macedo, acrescentando que a primeira etapa da prova termina na altura da Usina Santana, com cerca de 50 km de percurso.

A segunda parte do Corisco será da Usina Santana ainda trilhando no sentido de Altos. Para esta segunda parte, o percurso se resume em muitos laços, trechos de muita areia e terreno plano.

A prova termina numa trilha tradicional conhecida pelos pilotos como Ui ‘Papai’ e, por fim, os competidores retornam para o local de chegada em deslocamento. A FMP premiará os cinco primeiros colocados de cada categoria: Graduado, Intermediário, Novato, Moto Rally e Duplas”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelos contatos da Secretaria da FMP, pelos fones (86) 98809-7686 ou (99) 98167-2222. O Enduro do Corisco tem o patrocínio da SETUR/Governo do Piauí, apoio da Semel – Prefeitura Municipal de Teresina e da empresa Alemão Off-Road; cronometragem será da NORTE CRONOMETRAGEM e a Coprodução da X BRASIL.

Fonte: Ascom


relacionadas

talvez você goste