Empresas de ônibus das zonas Norte e Leste voltam a circular após acordo

As empresas dos consórcios de ônibus que atendem as zonas Norte e Leste de Teresina aceitaram a proposta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e devem voltar a circular nesta quinta-feira (23).

A Strans encaminhou a proposta de acordo e deu prazo de 24 horas para as empresas se manifestarem. Até agora, os consórcios que atendem os bairros das zonas Sul e Sudeste não abriram diálogo para a negociação, nos termos do proposto pela prefeitura.

De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, foi feito um acordo extrajudicial e os trabalhadores ficaram satisfeitos.

“Por determinação do prefeito Dr. Pessoa, nós iniciamos esse debate e essa mediação e aqui na sede da Strans, ontem à noite ainda, junto com o sindicato dos trabalhadores e dois consórcios, o da zona Norte e o da zona Leste, iniciamos essa reunião e no final da noite o trabalhador ficou satisfeito, fizemos um acordo extrajudicial para que a frota desses consórcios retornem o quanto antes, inclusive com incremento de frota”, disse o superintendente.

Bruno Pessoa informou que o acordo será homologado ainda na manhã de hoje, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e a previsão é que os trabalhadores retornem ao trabalho assim que assinarem o acordo.

“Ontem a noite ainda os sindicatos entraram em contato com o Tribunal Regional do Trabalho. Estaremos agora no início da manhã homologando o que foi acordado aqui na Strans e a medida que isso acontecer e for homologado, os trabalhadores retornam ao trabalho imediatamente e a gente inicia o processo de pagamento de repasse desse subsídio”, acrescentou Bruno Pessoa.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Antônio Cardoso, informou que a alternativa do acordo foi a mais viável no momento.

“Diante dessa situação de recusa do Setut de negociar, nós buscamos uma outra alternativa que não é muito boa, mas é a mais viável nesse momento, então a gente vai assinar um acordo hoje no TRT para que dois consórcios passem a operar em Teresina. A gente teve que fazer esse acordo em uma tentativa melhor que foi R$ 350 [ticket], R$ 80 [plano de saúde] e 6% no salário, sendo que 3% é agora e os outros 3% quando entrar o dinheiro do governo. Diante dessa situação a gente fez isso, até para aliviar um pouco a situação da população”, disse Antônio Cardoso.

Da Redação
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste