Emmanuel Macron toma posse para segundo mandato como presidente da França

Emmanuel Macron foi empossado para seu segundo mandato como presidente da França neste sábado (7) em uma cerimônia no Palácio do Eliseu, seguida pelo disparo de canhões nos jardins dos Invalides.

Em um país onde os presidentes raramente são reeleitos, Macron obteve 58,5% dos votos no segundo turno contra Marine Le Pen, de extrema-direita, apesar da forte oposição às suas políticas pró-negócios e de uma proposta para aumentar a idade de aposentadoria.

Em um breve discurso, ele falou da necessidade de inovar em um momento de desafios sem precedentes para o mundo e para a França, e disse que seu segundo mandato será “novo” e não apenas uma continuação do primeiro.

“Precisamos inventar juntos um novo método, longe de tradições e rotinas cansadas, com o qual possamos construir um novo contrato produtivo, social e ecológico”, disse, prometendo agir com “respeito” e “consideração”.

Ele destacou a ameaça representada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e as preocupações ambientais globais.

Entre os 500 convidados presentes estavam os ex-presidentes François Hollande e Nicolas Sarkozy, os ex-primeiros-ministros Edouard Philippe, Manuel Valls, Alain Juppe e Jean-Pierre Raffarin, além de líderes religiosos e outras figuras estatais.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste