Em quem depositamos a fé?

Primeiro precisamos esclarecer o que significa fé. Pro mundo? De acordo com informações publicadas e em vários dicionários de verbetes fé é uma palavra que significa confiança, crença, credibilidade. A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. Tá vendo! Pro mundo a crença em Cristo Jesus Deus; precisa de evidências! E teologicamente o que é a fé? A teologia católica define a fé como uma adesão da inteligência à verdade revelada por Jesus Cristo, conservada e transmitida aos homens pelo Magistério da Igreja. Fé significa compromisso numa relação com Deus; e neste sentido a palavra fé é usada no sentido de fidelidade. EM QUEM DEPOSITAMOS NOSSA FÉ?

No dinheiro? No poder? No conhecimento? Na ciência? Essa pergunta é necessária principalmente nos dias de hoje devido à alta freqüência à Igreja e pouquíssima fé prática. Os presbiterianos são célebres nisso (na fé prática que advém de Deus): acreditam que a fé é comprovada quando a mesma é constituída de vida moral exemplar e piedosa. João Calvino enfatiza: “Assim, a verdade é que a fé cristã não deve ser fundamentada no testemunho humano, nem apoiada em opiniões duvidosas, nem mesmo sustentada por autoridade humana, e sim gravada em nosso coração pelo dedo de Deus vivo, de tal modo que não seja apagada por nenhuma sedução de erro. Portanto, nada há de Cristo naquele que não retém este princípio: somente DEUS ilumina nossa mente para o conhecimento de sua verdade, assinando-a e selando-a em nossos corações por meio de seu espírito, confirmando nossa consciência por seu testemunho seguro. Deposite a sua fé em Cristo!

Meu caro leitor vocês não acreditam que falar de fé é algo ultrapassado? Quem pergunta isso não tem o mínimo de noções da realidade; nunca se buscou tanto os “depósitos de fé” como ultimamente. Qual o real motivo de tantas pessoas buscarem as ditas Igrejas modernas ou progressistas? Não seria a união do útil ao agradável? Agostinho fundamenta a fé como algo latente. A questão é: em um mundo que relativa tudo; em quem depositamos a nossa fé? Fé no sentido de vivência, sobrevivência, sentido de vida! Você conhece pessoas simples materialmente e de muita fé em Cristo Jesus; Deus? Já percebeu o quanto os que crêem de fato e de verdade em Cristo Jesus são diferentes? E são felizes!

São dois mil anos de história e nada conseguiu e nem conseguirá deter esta fé inabalável. Já tentaram de tudo. Qual a razão de tentarem banir o cristianismo? Depositam sua fé nas drogas? Depositam a sua fé no dinheiro? Depositam a sua fé no Poder? Depositam a sua fé no que seus olhos conseguem evidenciar? Jesus mesmo disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao pai senão por mim. Continue firme e forte! “Crença em Deus” significa acreditar que há um Deus; esse é o conceito mais simples de fé em Deus. Mais ainda, acreditar que há um Deus não é o mesmo que crer verdadeiramente em Deus; antes é um tipo de fé simples com fortes implicações religiosas. Fé verdadeira em Deus significa experimentar as palavras e a obra de Deus com base na crença de que Deus é soberano sobre todas as coisas. Assim você será libertado de seu caráter corrupto, cumprirá o desejo de Deus e virá a conhecer Deus. Somente por meio de tal jornada se poderá dizer que crê em Deus. Depositar a fé em Cristo Jesus Deus; é algo muito SÉRIO!

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste