Eleições 2020: TRE-PI anuncia consultoria sanitária com três instituições

A Justiça Eleitoral anunciou nesta segunda-feira acordo com a Fundação Fiocruz e os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein para garantir consultoria sanitária sobre os cuidados a serem adotados nas Eleições Municipais de 2020, que em razão da pandemia de saúde, terá seu primeiro turno no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.

Haverá um protocolo de segurança a ser adotado em todas as seções eleitorais do Brasil com o objetivo de proporcionar o mais alto grau de segurança possível para os eleitores, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral diante do atual cenário sanitário. Todos os riscos estão sendo avaliados e está sendo montado um conjunto de procedimentos a serem adotados com o objetivo de proteção à saúde pública. Esse protocolo de medidas será amplamente divulgado.

Em ofício dirigido às três instituições mencionadas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, agradeceu a ajuda que chamou de “patriótica”, prestada “graciosamente”, sem custos aos cofres públicos.

Nesta semana, Barroso e técnicos do Justiça Eleitoral se reunirão com três infectologistas para início dos trabalhos do grupo: David Uip, pelo Sírio Libanês, Marília Santini, pela Fiocruz, e Luís Fernando Aranha, pelo Albert Einstein.

O adiamento das eleições de outubro para novembro, aprovado pelo Congresso, foi defendido pela Justiça Eleitoral para atender as recomendações médicas e sanitárias que afirmavam que adiar o pleito por algumas semanas seria mais seguro para eleitores e mesários.

Da Redação
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI

relacionadas

talvez você goste