Eleição para mesa diretora da Câmara é adiada para quarta-feira

[ad_1]

A Câmara dos Deputados adiou para quarta-feira (3), às 10 h, a nova eleição para os cargos de 1º e 2º vice-presidentes, de quatro secretários e de quatro suplentes da mesa diretora.Eleição para mesa diretora da Câmara é adiada para quarta-feira

Um novo cálculo de distribuição dos cargos é realizado pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM) nesta terça-feira (2) e os registros de candidaturas para os cargos remanescentes pode ser feito até as 20 h de hoje.

Esse é o segundo adiamento da votação para os cargos da mesa diretora, que tradicionalmente é realizada no mesmo dia em que o presidente da Casa é eleito. No entanto, ao assumir a cadeira da presidência da Câmara na noite desta segunda-feira (1º), o deputado Arthur Lira (PP-AL) tornou sem efeito o registro do bloco que apoiava a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) por suposta irregularidade no registro de partidos e, inicialmente, passou a votação para as 16h desta terça-feira. 

Segundo Lira, PT, PDT e PSB registraram adesão fora do ao bloco que reúne PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Esses partidos alegaram problemas técnicos para enviar o pedido de formação do bloco cerca de 20 minutos antes do prazo final, ao meio-dia de segunda-feira.

O então presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), aceitou o argumento e deferiu a formação do bloco. A decisão, no entanto, provocou um impasse entre os partidos e gerou um atrito entre Maia e Lira durante a reunião preparatória para a eleição da mesa diretora. 

Novo presidente

O deputado Arthur Lira foi eleito para comandar a Câmara dos Deputados pelo biênio 2021-2022. O parlamentar recebeu 302 votos e foi vencedor em primeiro turno. Em segundo lugar ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos. 

Ao todo, 503 deputados votaram. Oito candidatos disputaram a eleição para o cargo de presidente da Câmara. 

[ad_2]

Fonte: Agência Brasil

relacionadas

talvez você goste