‘Drones kamikazes’ matam três pessoas no centro de Kiev

Drones russos atingiram prédios perto de uma estação ferroviária no centro de Kiev durante um ataque na manhã desta segunda-feira (17) que causou vários incêndios e danificou quarteirões residenciais.

Segundo o governo ucraniano, três civis morreram por conta do bombardeio, que ocorre exatamente uma semana depois de mísseis russos atingirem Kiev no ataque mais pesado à capital ucraniana desde os primeiros dias da invasão da Rússia, em 24 de fevereiro.

Um repórter da agência de notícias Reuters relatou haver visto pedaços de um drone com os dizeres: “Por Belgorod”, em referência à cidade russa perto da fronteira com a Ucrânia e que também vem sofrendo ataques.

Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a ação era um um ato de vingança após explosões atingirem a ponte da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.

O governador da região russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, acusou as forças ucranianas de bombardear repetidamente a região. Na sábado (15), homens armados mataram 11 pessoas em um campo de treinamento militar das proximidades.

A prefeitura de Kiev disse que os alvos dos “drones kamikazes” foram, mais uma vez, civis e locais no centro da capital ucraniana, como um parque e um prédio comercial. A maior parte dos ataques ocorreu no bairro de Shevchenkivskyi, uma área muito movimentada e que tem uma universidade, bares e restaurantes.

Membros do comitê do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenky, disseram que o ataque foi feito por drones kamikazes.

A Ucrânia relatou uma série de ataques russos com drones Shahed-136 de fabricação iraniana nas últimas semanas. O Irã nega fornecer os drones à Rússia, enquanto o Kremlin não comentou.

A Rússia nega atacar civis no que chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste