Dr. Pessoa lança o Carnaval de Teresina

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), lançou oficialmente, nesta sexta-feira (20), o Carnaval de Teresina 2023. O lançamento aconteceu na escadaria do Palácio da Cidade, com a apresentação da bateria do grupo Piauí Samba e participação popular.

O prefeito Dr. Pessoa enfatizou que decidiu investir na expansão do Carnaval como forma de resgatar o protagonismo dessa importante festa popular que, segundo ele, faz parte da história da sociedade, como uma das mais relevantes manifestações culturais brasileiras.

“O Carnaval é história, qualquer ambiente que não tem história, que não tem cultura, não é sociedade. Estamos resgatando a história, que passa pelo Carnaval, pela cultura, por diversos setores que representam a sociedade. Esse é um momento de alegria e de demonstração de carinho para com o povo de Teresina”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

O presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Ênio Portela, destacou algumas novidades para este ano, entre elas, as prévias carnavalescas a serem realizadas pelos bairros da cidade, e a ampliação dos editais das majestades e dos blocos de Carnaval.

“Atendendo ao pedido do nosso prefeito nós aumentamos o número dos blocos e ampliamos a distribuição de prêmios, através dos editais de incentivo. Quanto aos prêmios de majestade, todas as majestades vão ganhar o mesmo valor, o prefeito pediu para que a gente igualasse os prêmios e aumentasse. Também vamos lançar agora o circuito de prévias de carnaval, nunca tivemos um circuito de prévias, ele vai passar por todas as zonas da cidade, incluindo a zona Rural. Também vamos fazer o Levadão do Centro, toda sexta-feira vai ter samba, vai ter frevo, marchinhas, para fomentar o Carnaval”, explicou Ênio Portela.

Corso
Um dos maiores eventos relacionados ao Carnaval é o Corso do Zé Pereira, que neste ano terá algumas mudanças no percurso. A edição 2023 do Corso vai acontecer no dia 11 de fevereiro, a partir das 16h, no Complexo Cultural e Turístico Mirante da Ponte Estaiada, tendo como ponto de partida a avenida Jóquei Clube, no bairro de Fátima, na zona Leste, e dispersando na avenida Dom Severino, não prejudicando os moradores que residem ao longo da avenida Raul Lopes.

“Esse ano tivemos que adaptar, mas fizemos questão de manter o mesmo número de ambulantes, porque o Carnaval, como nosso prefeito fala, vai além da cultura, tem uma importância socioeconômica muito grande”, ressaltou o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Ênio Portela.

Editais
A Fundação Monsenhor Chaves lançou, ao todo, sete editais abertos ao público, que irão distribuir mais de R$ 350 mil em prêmios. Foram lançados os editais para a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, Rei e Rainha Pessoa Idosa, Rei e Rainha PCD, Rainha Trans, Blocos Carnavalescos, Concurso de Músicas Carnavalescas e ainda para o Corso do Zé Pereira. Todos os editais estão disponíveis na aba documentos, no site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o cultura.teresina.pi.gov.br.

Dr. Pessoa lança o Carnaval de Teresina
Dr. Pessoa no lançamento do carnaval de Teresina

Fonte: Semcom
Fotos: Marcelo Cardoso/Semcom

relacionadas

talvez você goste