Dr. Pessoa inaugura Centro de Controle Operacional na Strans

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou, nesta quinta-feira (19), o Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), que funcionará na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), na avenida Pedro Freitas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades do Poder Executivo e da área da Segurança Pública, entre elas, o secretário de Segurança Público do Estado do Piauí, Chico Lucas.

O CCO terá todos os recursos integrados para o gerenciamento, controle e monitoramento dos sistemas de vídeo, rede semafórica, comunicação e gestão da cidade de Teresina, com um sistema unificado de gestão. O investimento feito pelo Município é na ordem de R$ 26,9 milhões, e com isso, Teresina se torna uma das cidades mais modernas do Brasil no que diz respeito à mobilidade e segurança no trânsito.

Para o prefeito Dr. Pessoa, a prefeitura fez um grande investimento a fim de trazer resolutividade para o trânsito e a segurança na capital. Ele ressaltou também a importância da integração com a Secretaria de Estado da Segurança.

“Esse Centro de Controle Operacional veio para auxiliar e para as autoridades constituídas agirem, os agentes da Strans e as polícias de modo geral. Então, é uma alegria enorme inaugurar esse centro, porque, agindo isoladamente, não conseguimos um resultado satisfatório, tem que estar integrado com as polícias. O investimento foi grande e o resultado, tenho certeza, a resolutividade, será boa se nós trabalharmos em conjunto”, declarou o prefeito.

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, explicou que, nesta primeira etapa, está sendo executada a implantação 500 câmeras, que serão instaladas nos cruzamentos de trânsitos da cidade de Teresina. Também serão instaladas câmeras nos corredores exclusivos de ônibus, terminais de integração e estações. A previsão é que até o final deste ano sejam instaladas duas mil câmeras em toda a capital.

“Hoje entregamos para a cidade de Teresina nosso Centro de Controle Operacional. Com isso, nós vamos conseguir nortear as ações da nossa Superintendência e alavancar nossas ações nos mais distantes pontos da cidade de Teresina. Nós estamos implementando, neste primeiro momento, 500 câmeras, com as quais conseguimos fazer diversos tipos de monitoramento na cidade, incluindo reconhecimento de placas e em tempo real. A gente também pode nortear e subsidiar a segurança pública, detectando um veículo roubado, por exemplo. A implantação está sendo executada com celeridade e esperamos que até o final desse ano a gente consiga implementar até quase duas mil câmeras”, afirmou o superintendente Bruno Pessoa.

João Henrique Sousa, secretário municipal de Planejamento de Teresina, destacou que esse equipamento entregue pela prefeitura faz parte de uma série de obras importantes que devem ser inauguradas pelo município.

“Quando o Dr. Pessoa assumiu o mandato fizemos uma visita à Strans, e isso aqui era apenas uma ideia. Então, nós conversamos com a Caixa Econômica, que foi nossa parceira nesse empreendimento, e as coisas se desenvolveram, os recursos começaram a surgir e a obra começou a andar. Hoje ele entrega para a cidade um instrumento importantíssimo, daqui agora se monitora a cidade toda. É mais uma obra importante, como outras que virão”, disse o secretário.

O secretário estadual de Segurança, Chico Lucas, parabenizou a gestão do prefeito Dr. Pessoa pela inauguração de um equipamento tão importante, que vai impulsionar a ação das autoridades de fiscalização e segurança em Teresina.

Dr. Pessoa inaugura Centro de Controle Operacional na Strans
Centro operacional da Strans

Centro de Controle Operacional de Teresina
O sistema da rede semafórica será gerenciado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) de Teresina onde será executado o controle, monitoramento e gerenciamento dos controladores de tráfego a serem fornecidos. Deverá ser instalado na sala de monitoramento do CCO um VideoWall, que exibirá as imagens das câmeras, além de informações dos alarmes, medições dos sensores e demais informações pertinentes aos diferentes sistemas.

A nova sala de monitoramento possibilitará a fiscalização semafórica, além de contribuir para a melhoria dos aspectos de segurança pública, pois, colaborará com órgãos como GCM, PM/PI, PF, PRF, CBME/PI e Polícia Civil, por meio das delegacias especializadas. Outros benefícios como comunicar a população em tempo real com informações de interesse coletivo, aumento na segurança de veículos e pedestres, gerenciamento de fluxo de veículos e do tempo de viagem nas principais vias poderão ser observadas nos próximos meses.

O CCO contará com um sistema de gestão situacional que vai proporcionar ao operador acompanhar em tempo real o fluxo de veículos nos cruzamentos de Teresina de tal maneira que será possível identificar incidentes como colisões e congestionamentos. Verificando a necessidade será possível a programação semafórica remota para os ajustes de tempo para maior mobilidade no tráfego.

Já foram investidos R$ 8.272.975,05 (oito milhões e duzentos e setenta e dois mil e novecentos e setenta e cinco reais e cinco centavos) até esta etapa.

Dr. Pessoa inaugura Centro de Controle Operacional na Strans
Centro operacional na Strans

Fonte: Semcom
Fotos: Marcelo Cardoso/Semcom

relacionadas

talvez você goste