Dr. Pessoa homenageia a médica Amariles Borba

A Prefeitura Municipal de Teresina realizou, na manhã desta terça-feira (31), uma solenidade em homenagem à Dra. Amariles Borba, médica considerada um dos nomes mais competentes da capital piauiense quando o assunto é saúde pública. A homenagem foi uma inciativa do prefeito Dr. Pessoa, que considerou os mais de 20 anos de relevantes serviços prestados pela pediatra ao município. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

O prefeito Dr. Pessoa ressaltou o grande legado de Amariles Borba na saúde pública. Segundo o chefe do executivo, a médica é uma referência para todos os profissionais que atuam na área e que se dedicam a cuidar das pessoas.

“A Dra. Amariles Borba contribuiu com o mundo, com o Brasil, não é só com Teresina, nem só com Piauí. A história dela é exemplar para todos aqueles que fazem a saúde no Brasil. Ela merece muito mais do poder executivo do Município de Teresina. O serviço prestado por ela e suas atitudes desempenhadas com bastante afinco, com bastante objetividade, cuidando sempre da vida. Por isso, em qualquer lugar por onde ela passou, deixou o seu legado, um legado forte em cuidar da vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Durante a solenidade, Amariles Borba recebeu uma placa das mãos do prefeito e da presidente da FMS, Clara Leal. A homenageada enfatizou sua alegria em receber a honraria e falou de planos para o futuro.

“Nesses 23 anos na Fundação Municipal de Saúde eu tentei dar tudo que eu podia e fazer o melhor pela população de Teresina e também no Piauí como mestra. Eu penso no futuro, continuar trabalhando, fazendo aquilo que nesses últimos 53 anos de formada, porque esse hardware que está aqui é do povo, não é meu. Então, se eu for seguir para continuar fazendo o que eu sei, vou continuar trabalhando, embora menos intensamente, porque eu não tenho mais condições físicas de trabalhar dez horas por dia, mas eu acho que umas quatro horas, três horas eu dou conta”, declarou a médica.

Clara Leal, presidente da FMS, destacou as virtudes de Amariles Borba e seu compromisso com a saúde da população.

“Se a gente tiver que falar aqui todas as qualidades da Dra. Amariles, certamente não conseguiremos. Competência, autenticidade, ela briga tanto pelas crianças, para aumentar a cobertura vacinal, ela briga com o cidadão comum e briga com a mais alta autoridade do nosso estado. E o que mais marca no seu modo de ser é o senso de responsabilidade e de compromisso. Não precisa que se ofereça a Dra. Amariles condições tão favoráveis de trabalho, basta entregar uma missão e ter a certeza que essa missão será cumprida”, destacou Clara Leal.

Durante sua fala na solenidade, Amariles Borba fez um alerta sobre o risco de um novo surto de arbovirose – doença causada por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, e também fez um apelo para que pais e mães vacinem suas crianças.

“Queria aqui aproveitar essa oportunidade para fazer um apelo às pessoas, são dois apelos. O primeiro é que, segundo que está sendo divulgado na literatura mundial, nós vamos ter surto grave de arbovirose. Portanto, não criem mosquitos. A segunda coisa muito relevante é que os responsáveis pelas crianças menores de cinco anos, por favor, cumpram o calendário vacinal, nós estamos a beira de ter surto de poliomielite, difteria, pneumonia, meningite, e para tudo isso tem vacina, está disponível”, concluiu Amariles Borba.

Dr. Pessoa homenageia a médica Amariles Borba
Médica Amariles Borba

Currículo
A Dra. Amariles de Souza Borba nasceu no dia 10 de maio de 1943, em Floriano-PI. É graduada em Nutrição pelo Instituto de Nutrição do Estado da Guanabara e em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, com especialização em pediatria pela Escola de Pós-Graduação Médico “Carlos Chagas”. Tem trabalhos entre eles um Manual de Orientação das Ações de Saúde e Saneamento.

A médica teve participação em associações científicas e profissionais como Associação Brasileira de Pediatria, Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação Piauiense de Medicina, Sociedade de Pediatria do Piauí, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Nutrição e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria/Piauí no Triênio 1998-2000.

Dra. Amariles Borba foi Subchefe dos médicos residentes do Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado, Coordenadora do Programa Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Piauí, Médica do INAMPS na especialidade de Pediatria, Coordenadora do Programa Nutrição em Saúde no Estado do Piauí , Coordenadora dos Órgãos Regionais de Saúde do Estado do Piauí ,Coordenadora Chefe do Convênio Global Ministério as Saúde, Professora do Departamento de Clínica Geral do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí, Professora da Cadeira de Pediatria (aula teórica e prática),Diretor do Departamento de Saúde da Secretaria de Saúde do Piauí, Diretora da Divisão de Programas e Projetos Especiais de Saúde da Secretaria de Saúde do Piauí, Diretora Geral do HospitaI Infantil Lucídio Portela, Diretora Clinica Hospital do Promorar, Presidente em exercício da Fundação Municipal de Saúde e Diretora de Vigilância em Saúde da FMS, de 1991 a 2023.

Fonte: Semcom
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste