Diretor do Hospital das Clínicas sobre fala de Bolsonaro: “isso é eugenia”

Arnaldo Lichtenstein, Diretor do Hospital das Clínicas, comparou as falas do presidente Bolsonaro às política eugenistas do Nazismo

Em entrevista ao telejornal da TV Cultura, o diretor do Hospital das Clínicas, Arnaldo Lichtenstein, ao responder a um telespectador que indagou sobre as declarações de Bolsonaro que a pandemia seria “uma neurose”, disse que as falas do presidente têm uma lógica de racioncínio que não é um negatismo da ciência, mas que é uma lógica muito diferente e cruel.

“…isso é eugenia, lembre-se que sistema político mundial usava isso. Então quando você fala: que morra os vulneráveis para a gente ter uma geração saudável, pode ser que esteja terminando essa história de acabar com essa tornura, não vamos ter o derretemente da economia, é uma coisa muito mais perversa do que simplesmente não acreditar na ciência.”

Médico Arnaldo Lichtenstein – Hospital das Clínicas de São Paulo

Entrevista onde diretor do hospital das Clínicas compara falas de Bolsonaro a políticas nazistas

Veja abaixo a entrevista do médico Arnaldo Lichtenstein à TV Cultura de São Paulo

O que significa eugenia

Eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), e significa “bem nascido”. Galton definiu eugenia como “o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente”. O tema é bastante controverso, particularmente após o surgimento da eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de “pureza racial”, a qual culminou no Holocausto.

Quem é Arnaldo Lichtenstein

Diretor do Hospital das Clínicas, Arnaldo Lichtenstein, durante entrevista na TV Cultura em que comparou falas de Bolsonaro à eugenia nazista
Médico Arnaldo Lichtenstein durante entrevista na TV Cultura na noite desta última segunda-feira (11)

Alnaldo Lichtenstein é medico graduado pela Universidade de São Paulo (1984). Possui doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo.

relacionadas

talvez você goste