Dina Ercilia Boluarte, vice de Pedro Castillo, assume a presidência do Peru

Após decretar o impeachment de Pedro Castillo, o Congresso do Peru chamou a vice-presidente, Dina Ercilia Boluarte, para assumir o poder no país. Ela deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

Castillo foi destituído da presidência do Peru e preso nesta quarta (7) após tentar dissolver o Congresso, anunciando um ‘governo de exceção’ e toque de recolher. A Suprema Corte chamou a decisão de golpe de Estado.

Dina Ercilia Boluarte é a primeira mulher a ser presidente do Peru. Em julho de 2021, foi nomeada por Pedro Castillo ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo. Ela renunciou ao cargo em novembro deste ano, após mais de um ano no ministério.

Boluarte rejeitou publicamente a decisão de Castillo de fechar o Congresso. Nas redes sociais, a vice peruana escreveu:

“Rejeito a decisão de Pedro Castillo de perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. É um golpe de Estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei.”

Dina Boluarte nasceu em 31 de maio de 1962 em Chalhuanca, Apurímac, Peru. Ela é formada em Direito pela Universidade de San Martín de Porres. Possui diplomas de especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública, Direito Constitucional, Direito Processual Constitucional e Direitos Humanos. É também Conciliadora Extrajudicial.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste