Dia das Mulheres: conheça a história de mulheres que se destacam na liderança da Arcos Dorados e McDonald’s no Piauí

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ainda promove muitas reflexões sobre a equidade feminina no mercado de trabalho. Muito mais que uma data, é uma jornada para conquistar objetivos pessoais e profissionais. Na Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, a valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária trabalhada pela companhia na gestão e desenvolvimento de pessoas.

Desde a criação do Somos, Comitê de Diversidade & Inclusão, a Arcos Dorados tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, uma das frentes do comitê, a companhia conta com a atuação da Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa.

Com 60% do seu quadro de colaboradores no Brasil composto por mulheres, somente em 2022, de todas as promoções realizadas pela companhia, 63% foram conquistadas por elas. Já no eixo racial, as mulheres negras são 61% do quadro feminino da Arcos Dorados, sendo que elas representaram 40% das promoções realizadas no último ano. Resultados como esses refletem o compromisso da empresa em promover não só a igualdade de gênero, como também a pauta racial em seu ambiente de trabalho.

Além disso, a companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), considerando escritório e restaurantes, na contramão do mercado em que as mulheres líderes são 38%. Essas conquistas vão além do aspecto profissional, contribuindo para a realização pessoal de cada pessoa. Exemplo disto é Ana Caroline Moraes Silva, 31 anos, que tem uma história desafiadora pela independência financeira e criação de sua filha. Entrou no McDonald’s aos 24 anos e só tinha experiência como funcionária doméstica. Na época, estava desempregada e lutava para sustentar sua filha sozinha. Com indicação de uma amiga, que já trabalhou no McDonald’s, Ana Caroline soube das oportunidades de vagas e foi para uma entrevista.

No início tudo era novidade! Entrou como Atendente de restaurante e com força de vontade começou a se destacar em suas funções. Foi recebendo reconhecimentos pelo seu trabalho e querendo, cada vez mais, evoluir e crescer profissionalmente. Desde então foi promovida a Treinadora e a Supervisora de Área, função que exerce atualmente. “Tudo que sei hoje eu aprendi no McDonald’s”, conta. Com o trabalho conseguiu a tão sonhada independência financeira e criar a filha sozinha. Hoje, tem a sua casa própria, seu meio de transporte e ajuda a família. Ana Caroline conta que se considera uma mulher forte, esforçada, com personalidade e discernimento para enfrentar os desafios que a vida pode oferecer. Segue estudando para crescer, cada vez mais, na companhia, pois a sua nova meta é ser Gerente de Plantão.

Reconhecer e valorizar trajetórias como essa, reforçando o potencial das mulheres, é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas.

Para conhecer mais, acesse https://receitadofuturo.com.br/.

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste